expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 24 de julho de 2012

Eduardo Guterra é o novo Secretário Adjunto de Saúde da CUT


Em entrevista ao Portal CNTT, ele destaca que trabalhará com um planejamento amplo, direcionado a todas as categorias

Em entrevista ao Portal CNTT, o vice-presidente da CNTT, presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP) e novo Secretário Adjunto de Saúde da CUT, Eduardo Lírio Guterra, comenta a honra de ser o primeiro representante do ramo de transportes a fazer parte da diretoria executiva da Central. Eleito recentemente no 11º CONCUT, realizado na segunda semana de julho no Hotel Transamérica, em São Paulo, o dirigente destaca as principais propostas à frente desta Secretaria. (foto: Guterra ao lado do Secretário de Organização da CUT Nacional, Jaci Afonso, e do presidente da CNTT, Paulinho) Leia a seguir:

Portal CNTT - Como se sentiu ao ser eleito para o cargo de Secretário Adjunto de Saúde da CUT?

Eduardo Guterra - É a primeira vez que um trabalhador da categoria de transportes assume um cargo na diretoria executiva da CUT. Então sinto-me muito honrado. É uma honra receber essa oportunidade e ao mesmo tempo um grande desafio. Estou preparado para cumprir esta importante missão ao lado da companheira Secretária da Saúde, Junéia Martins Batista (servidores públicos municipais de São Paulo).

CNTT - Quais são as suas propostas para área da Saúde em especial para os trabalhadores em transportes?
Guterra – Uma grande reivindicação dos trabalhadores em transportes da CUT é o retorno da aposentadoria especial – direito que nós perdemos na gestão do ex-presidente FHC. Nos últimos anos, observamos mudanças na legislação que antes protegia os direitos dos trabalhadores, mas hoje essa realidade mudou. Queremos fazer um debate amplo e transparente que inclua essas questões de interesse dos nossos sindicatos. Com relação aos demais ramos da CUT, proporemos que nos apresentem suas demandas para que possamos instrumentalizá-las no dia a dia.

CNTT – Tem alguma atividade agendada na Secretaria de Saúde?
Guterra – Na Central, ainda não temos nenhuma atividade programada. No dia 2 de agosto realizaremos uma reunião da Direção da CNTT, em Brasília. Na ocasião, apresentarei pautas de interesse da categoria dos transportes, como exemplos o modelo de concessão dos Portos e o combate às práticas antissindicais nos setores ferroviário e rodoviário. Também vou propor um planejamento mais amplo que envolva não apenas o tema Saúde, mas sim todas as bandeiras de lutas da CUT.

CNTT - Gostaria de acrescentar ou comentar algo mais?
Guterra - Nosso mandato está à disposição dos sindicatos e federações filiadas. Estou no cargo graças à intervenção do presidente da CNTT, o companheiro Paulinho. Entramos na disputa com mais quatro categorias para uma vaga na Central e o ramo dos transportes foi o escolhido pela participação e importância em todas as discussões.

Fonte: Portal CNTT