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segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Foto: Divulgação APPA
Portos terão sistema integrado de controle de operações portuárias
De A Tribuna On-line



O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, participou na última semana, em Paranaguá, de uma reunião entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Celepar, Departamento de Estradas e de Rodagem (DER) e Ferroeste. A reunião discutiu as necessidades de criação de novos sistemas de gerenciamento da informação, para integrar o sistema logístico de escoamento de cargas no Estado.

Durante a reunião, a Celepar apresentou um diagnóstico dos sistemas de tecnologia e gerenciamento de informação existentes nos portos, além de expor um novo sistema que está em fase de criação.

“Nesta reunião ficou claro que existe uma necessidade de se criar um sistema integrado, que ligue o cais do porto a diferentes secretarias de governo e a órgãos federais, como a Receita Federal”, disse o secretário.

Richa Filho afirmou ainda que a intenção é oferecer um sistema ágil e eficiente, que englobe as informações do setor logístico e que consiga dar uma resposta rápida às demandas de gerenciamento interno e também ás demandas dos usuários do sistema portuário.

Para o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron, o novo sistema de gestão da informação dará ainda mais agilidade ao recebimento de cargas nos portos de Paranaguá e Antonina. “Hoje temos o Carga Online que faz o gerenciamento do fluxo logístico dos veículos até o porto, estabelecendo quotas diárias de recebimento de caminhões e vagões para cada terminal/operador, dimensionando os fluxos e evitando filas. Com um novo sistema, integrado às demais secretarias e até a órgãos do governo federal, poderemos mapear com mais exatidão a chegada de produtos agrícolas, identificando os gargalos e nos antecipando às soluções dos problemas”, disse.

Analistas da Celepar apresentaram durante a reunião o SICOP – Sistema Integrado de Controle de Operações Portuárias e de Faturamento – que está sendo desenvolvido pela Celepar e vai permitir a integração de todas as informações relativas aos portos num sistema integrado de gestão pública.

“O Porto é um item vital para a infraestrutura e a logística do estado. Já fizemos um mapeamento dos sistemas existentes e agora nosso objetivo é desenvolver sistemas e mecanismos que integrem a gestão da atividade às demais estruturas logísticas do governo do estado”, explicou o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite.

Antonina – O secretário José Richa Filho também esteve em Antonina e participou da primeira reunião do ano do Conselho de Autoridade Portuária de Antonina (CAP). “Já determinamos ao diretor do Porto de Antonina, Paulo Scalco, que faça uma aproximação com o CAP e intensifique os estudos para levantar quais são as soluções para os problemas do Porto”, disse.

Richa Filho afirmou também que já recebeu a visita de diversos grupos interessados em investir no Porto de Antonina. “Nosso papel como governo do estado é ser um facilitador. Acreditamos que Antonina compõe o complexo portuário paranaense e tem muito para contribuir com o desenvolvimento do estado”, disse.

Fonte: Assessoria de imprensa Appa

Codeba quer obter licença ambiental dos três portos da Bahia até 2012

A Companhia Docas da Bahia (Codeba) quer obter até 2012 as licenças ambientais para os portos de Salvador, Aratu e Ilhéus operarem em conformidade com a legislação ambiental brasileira. Segundo o presidente da estatal, José Rebouças, além da obtenção da licença, o objetivo da Codeba é manter uma equipe interna preparada para lidar com gestão ambiental, saúde ambiental e segurança do trabalho.

* Mudanças ambientais nos portos demandam medidas urgentes
* Gestão ambiental portuária: ônus ou oportunidade

Para isso, será elaborado um Plano de Compensação Ambiental (PCA), fruto de uma parceria assinada no final de 2010 entre a Secretaria de Portos (SEP) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Os portos baianos são os primeiros a começar os estudos, sendo que cada um deles levará seis meses. O objetivo é atender logo as exigências do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), órgão responsável pela regularização ambiental dos portos”.

A maior parte dos 34 portos públicos do País não tem licença ambiental para operar, pois foram instalados muito antes da lei que regulamenta o assunto, surgida na década de 1990. Contudo, isso tem gerado alguns problemas, como até a interdição de alguns desses portos, como os casos recentes de Santos (São Paulo) e Paranaguá (Paraná).

Segundo a coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental da Codeba, Itamar Trindade, para resolver o problema da falta de licença ambiental nos portos públicos, o Governo Federal publicará um decreto que definirá procedimentos para obtenção das licenças ambientais e cumprimento de condicionantes, de forma a não interromper as atividades de cada porto.

“Os portos e terminais já em operação, que não contam com licença, terão 120 dias para firmar compromisso com o órgão do meio ambiente e apresentar, em até 720 dias, um relatório de controle ambiental que balizará a regularização, e a consequente emissão da licença”.

Fonte: PortoGente
Reportagem Bruno Rios

CNTT-CUT- Divulga campanha Salarial Unificada que mobiliza FNP E sindicatos filiados

Portuários definem pauta da Campanha Salarial Unificada A FNP informa que o documento será submetido à apreciação dos trabalhadores nas assembleias.
A Federação Nacional dos Portuários (FNP) e os sindicatos portuários filiados definiram a pauta de reivindicações que norteará a Campanha Salarial Unificada 2011/2012. Algumas das bandeiras são as unificações dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários; a criação de Pisos Salariais Nacional e implantação de Planos Nacionais de Treinamento e de Requalificação dos Empregados das Administrações Portuária.
O documento foi debatido em reunião, realizada no começo de fevereiro em Vitória/ES, que reuniu o presidente da FNP, Eduardo Guterra (foto) e dirigentes que representam os funcionários das Companhias Docas (CODEBA, CODESA, CDP, CDRJ, CODERN e CODESP. A atividade foi noticiada pelo Portal da CNTT-CUT na semana passada.Segundo a FNP, os trabalhadores realizarão assembleias para aprovar a pauta de reivindicação que acontecerá em diversos Estados. As datas e horários serão definidas e noticiadas no Portal da CNTT-CUT.
A FNP comunicará a Secretaria Especial de Portos e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão·sobre a pauta dos trabalhadores.

Principais reivindicaçõesRegulamentações da Composição da Gestão nas Administrações Portuárias;
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Padronização dos Organogramas nos Estatutos das administrações Portuárias;Preenchimentos de Cargos de Coordenação, Gerente, Superintendente, Secretários,Diretores e assessores ou similares (comissionados) por técnicos do quadro de carreira das Administrações Portuárias;Implementação Negociada do Modelo de Gestão por Resultados;Contrato de Gestão das Administrações Portuárias com a SEP;Saldamento Negociado e Definitivo do PORTUS;Regulamentação Nacional da Guarda Portuária;
Viviane Barbosa, editora do Portal da CNTT-CUT, com informações da FNP Transportando CNTT-CUT Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros Assessoria de Comunicação:
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Presidente do SINDIPORTO Carlos Rocha é reeleito

Foto: Divulgação Sindiporto

Eleições 2011- SINDIPORTO

Presidente do Sindicato dos Portuários do Pará e Amapá (SINDIPORTO), Carlos Rocha, mais conhecido como Rochinha, foi reeleito para o triênio de 2011-2014. As eleições ocorreram no último dia 18, os trabalhadores portuários, por meio do voto, decidiram o futuro da entidade sindical.

A Federação Nacional dos Portuários parabeniza o companheiro sindicalista por mais esta vitória e deseja sucesso nesta nova etapa de trabalhos.

ELEIÇÃO SINDIPORTO 2011 - RESULTADO FINAL

Por volta das 18:00 h encerrou-se a apuração que apresentou o seguinte resultado:
Total de votos válidos 245.
CHAPA 1 - 153 votos - 62,44%,
CHAPA 2 - 92 votos- 37,66%,
Votos nulos - 18.

VENCEDORA CHAPA 1,

Com Informações: SINDIPORTO