expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Comunicado

Companheiros (as),

A Federação Nacional dos Portuários (FNP) solicita aos dirigentes sindicais que mantenham a categoria alerta e mobilizada em relação às medidas previstas pelo pacote do governo federal para o setor portuário.

Informações extraoficiais, obtidas por esta entidade, dão conta de que constam dentre as prováveis mudanças para o setor portuário, previstas pelo plano de logística portuária: 1- privatização da administração portuária; 2- substituição dos órgãos gestores de mão de obra (Ogmos) por empresas particulares para a gestão da mão de obra; 3- a liberação dos terminais fora da área de porto organizado para movimentar cargas de terceiros; 4- extinção dos Conselhos de Autoridades Portuárias (CAPs); 5- modificações intensas na gestão dos porto delegados a estados e municípios – cogita-se a transformação das administrações desses portos em empresas estatais de economia mista.

Tais informações ainda não foram confirmadas oficialmente, pois o governo tem resistido a todas as tentativas dos trabalhadores de participar da discussão do assunto, enquanto setores empresariais têm livre acesso ao debate, numa demonstração clara de que algo virá em prejuízo para a categoria. Na agenda da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, desta quinta-feira (23), por exemplo, consta que ela receberá, além do ministro da Secretaria de Portos, autoridades, presidentes de associações patronais e empresários – entre eles Jorge Gerdau – mas até o momento a ministra não atendeu aos pedidos de audiência da Federação Nacional dos Portuários, feitos via ofício desde o início do ano. Para verificar a agenda da ministra da Casa Civil acesse ao link http://www.casacivil.gov.br/ministro/agenda-da-ministra.

Em reunião, na última terça-feira (21), dirigentes sindicais filiados a FNP aprovaram calendário de mobilização, com datas ainda a serem divulgadas, para pressionar o governo a prestar esclarecimentos. As atividades iniciarão com assembleias regionais, plenária das três federações representante dos trabalhadores – FNP, FENCCOVIB, FNE –, ato público em Brasília com trabalhadores de todos os estados e paralisação nacional por 24 horas, caso os trabalhadores não sejam ouvidos.

Na próxima segunda-feira (27), às 10h, presidentes das três federações se reúnem na sede da Federação Nacional dos Estivadores em Brasília para definir a data da plenária das entidades, que será divulgada logo em seguida.

Estejam atentos aos comunicados da Federação e às datas de mobilização.

Da direção da Federação Nacional dos Portuários (FNP)