expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Câmaras setoriais discutem infraestrutura para a agropecuária

Brasília - Representantes das 33 câmaras setoriais e temáticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento se reuniram, para o Seminário de Infraestrutura e Logística do Agronegócio. O objetivo do encontro é debater a infraestrutura e a logística necessárias para o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro e levantar os problemas e dificuldades encontradas. A reunião também pretende criar uma agenda estratégica com prioridades anuais de investimentos.

"Precisamos identificar as prioridades de cada uma dessas cadeias, consolidar e apresentar as necessidades e particularidades de cada um dos setores", destaca o coordenador-geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas, Aguinaldo Lima. O encontro busca, ainda, identificar maneiras de melhorar o sistema de transporte das cadeias que mais dependem de um rápido escoamento da produção, como as carnes, grãos, produtos florestais e o setor sucroalcooleiro. "As rodovias, ferrovias e portos são o principal gargalo do agronegócio", analisou Aguinaldo Lima.

O setor portuário é o modal mais importante para o agronegócio brasileiro. Hoje, cerca de 95% de todos os produtos agropecuários exportados pelo País passam pelos portos. "A fruticultura da Região Nordeste, o café produzido no sudeste e o fumo do sul são exemplos de cadeias produtivas que dependem do uso de contêineres para armazenagem em portos brasileiros até a exportação", explica o consultor para Logística e Infraestrutura da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Fayet, que também é membro da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística do Ministério da Agricultura.

O consultor afirma que é necessário aprimorar os portos para igualar o Brasil aos padrões internacionais portuários. A deficiência no sistema de contêineres nos portos, o excesso de tributação e as taxações inadequadas são citadas pelo especialista como pontos que merecem atenção.

Ao término do seminário o grupo pretende elaborar um documento com as principais demandas e sugestões de cada um dos setores produtivos com representação nas câmaras setoriais e temáticas do Ministério da Agricultura. Na próxima reunião de Infraestrutura e Logística, o documento será apresentado e avaliado pelos membros da câmara.

Fonte: DCI

0 comentários:

Postar um comentário