A importância histórica do Porto de Santos poderá ser conhecida por alunos dos ensinos Fundamental e Médio a partir desta quinta-feira, com o lançamento do projeto O Porto de Santos e a História do Brasil. Desenvolvido pela operadora Santos Brasil, em parceria com a Neotropica Editora Multimídia, ele será apresentado às18h30, no Teatro Guarany, no Centro da Cidade.
Composto por um documentário de 26 minutos, um manual para professores (orientando-os sobre o uso do material em sala de aula) e um mapa com referências históricas, o programa foi desenvolvido durante 14 meses por historiadores, educadores e pesquisadores.
“A nossa proposta foi levantar informações novas. Queríamos muito mostrar os arquivos iconográficos e mesmo os documentais que não são divulgados normalmente no Brasil. O documentário ficou fartamente ilustrado”, disse a coordenadora da pesquisa histórica do projeto, Ana Luisa Howard.
Segundo ela, o levantamento das informações teve início em maiode2008, mas foi em janeiro de 2009 que começou a ser focado no roteiro do documentário. Entre as instituições que colaboraram com dados, estão a Fundação Arquivo e Memória de Santos, a Sociedade Humanitária, o Museu do Porto e a Pinacoteca Benedito Calixto.
“Imaginamos inicialmente que o Porto está muito relacionado ao Estado de São Paulo, mas a pesquisa concluiu que o porto é e foi importante desde o século XIX para o Brasil. Isso é fácil perceber quando a gente começa a estruturar as rotas que vão desde Rondônia e Roraima e chegam aqui, até o Porto. É de uma importância muito maior do que imaginávamos e, somente por meio da pesquisa, conseguimos concluir e provar isso”, destacou a pesquisadora.
Diante deste cenário e da certeza de que toda a Baixada Santista foi estruturada em função do Porto, a ideia do projeto foi levar aos estudantes a relevância do complexo. “Vamos disponibilizar para a área de Educação dos municípios um material para uso na sala de aula e que vai mostrar aos alunos a devida importância do Porto. Eles aprendem muita coisa da história, sem saber que essa história está noquintal deles”, disse o coordenador do projeto, Sérgio Pompéia.
O aspecto educativo do projeto foi o que atraiu o grupo portuário Santos Brasil, afirmou a gerente de Comunicação Corporativa da companhia, Raquel Ogando. “Recebemos a proposta, sobre o resgate da história do Porto, e vimos seu potencial, que está alinhado com nossos projetos culturais”, destacou.
O envio do documentário para as escolas públicas será feito em parceria com as secretarias de Educação de Santos, Guarujá, São Vicente, Cubatão e Bertioga. O projeto prevê ainda treinamento para os professores da região.
Os demais interessados poderão adquirir o DVD em livrarias e lojas especializadas da Baixada Santista e da Região Metropolitana de São Paulo ou pelo site do projeto– www.navegandopelahistoria.com.br.
por: Lyne Santos - De A tribuna On Line
0 comentários:
Postar um comentário