expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Porto do Mucuripe terá mais investimentos

Os investimentos de R$ 105 milhões inicialmente projetados para o terminal de passageiros do Porto do Mucuripe serão ultrapassados. A expectativa é de que o porto opere com utilização em trânsito

Porto deverá operar em sistema port-of-call, com utilização em trânsito e não somente para embarque (EDMAR SOARES) Porto deverá operar em sistema port-of-call, com utilização em trânsito e não somente para embarque (EDMAR SOARES)

Com o projeto básico praticamente concluído, as obras do terminal de passageiros do porto do Mucuripe deverão ser iniciadas até o final do ano. Além do investimento de R$ 105 milhões previstos para as obras, a Secretaria Especial de Portos (SEP) deverá disponibilizar recursos extras para que o porto de Fortaleza opere em sistema port-of-call, ou seja, com utilização em trânsito e não somente para embarque.

Além da construção do terminal, a intenção é edificar uma área do porto organizada com as áreas hoteleira, aeroporto e estádio do Castelão. As novas áreas “atenderão em 100% a demanda para os próximos eventos”.

Segundo a assessoria de imprensa da SEP, o objetivo é utilizar “a área que será de 140 mil metros quadrados, com serviços de lazer, atrelando eventos de moda, exposições, espetáculos, diferentes gastronomias, e, assim, consolidar a imagem turística da cidade em baixa temporada”. O sistema é implementado em grandes portos como o Píer Mauá, localizado no Rio de Janeiro.

Ontem, o titular da SEP, Leônidas Cristino, reuniu-se com o presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda, para definir os pontos do projeto básico. Caso seja aprovado, o projeto executivo será iniciado ainda este mês. A previsão é de que a licitação aconteça em agosto e que as obras comecem em dezembro. A conclusão está prevista para 2013.

O fim da dragagem do Porto deverá ser anunciada entre o fim de fevereiro e início de março. Nos próximos dias, um equipamento virá de Natal para o Ceará auxiliar esta última etapa.

Cruzeiros
Os investimentos deverão reverter a queda nas temporadas de cruzeiristas partindo da capital cearense, “mudando o turismo na região”.

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar ) prevê que pelo menos doze mil cruzeiristas partirão de Fortaleza na temporada 2010/2011 que começou em outubro. O número é inferior à temporada 2009/2010, quando 29 viagens levaram 40,2 mil cruzeiristas. Deverão ser 11 viagens em três navios da CVC Cruzeiros e Costa Cruzeiros.

Na temporada de setembro de 2010 a abril de 2011, a expectativa é de que sejam recebidas 25 atracações de navios de passageiros, segundo informações da Companhia Docas, administradora do Porto do Mucuripe.

E agora
ENTENDA A NOTÍCIA

Sem uma área de passageiros específica, os cruzeiristas precisam esperar pelo embarque na sede da Companhia Docas. Com o terminal, a expectativa é ter uma área de compras como a de aeroportos

Fonte: O POVO

0 comentários:

Postar um comentário