expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 21 de março de 2011

Porto de Ilhéus pode ter terminal de passageiros

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, está mantendo contatos com os governos Federal e Estadual para ampliar a infraestrutura do Porto de Ilhéus. Segundo o prefeito, é preciso um terminal de passageiros para o turismo de cruzeiros na cidade.

"Os grandes transatlânticos de turismo são responsáveis pela dinamização da economia de Ilhéus, gerando emprego e renda".

Segundo dados da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), durante a alta estação os turistas de cruzeiro geram uma receita de cerca de R$ 6,5 milhões. “Esses turistas aumentam o consumo em lojas, restaurantes, artesanato, táxis, vans, ônibus, entre outros".

Visitantes do Brasil e estrangeiros ocupam o centro histórico e o comércio, mudando a rotina da cidade e dinamizando a economia local. A temporada começou em outubro e se estenderá até abril, com uma visitação de cerca de 130 mil turistas, aumento de 15%.

Para manter o fluxo de navios no Porto de Ilhéus, as operadoras recomendam um trabalho de aproximação entre os armadores e as empresas locais que prestam serviço para os navios, tais como taxistas, operadores, guias.

A ideia é entender melhor as expectativas dos cruzeiristas, assim como o serviço oferecido a bordo de navios de cruzeiro. As operadoras se preocupam com a limpeza do porto, principalmente nos dias de atracação dos transatlânticos de passageiros.

É que, paralelo aos cruzeiros, há grande movimentação de cargas, especialmente cacau e soja. Elas também reclamam da Resolução da Autoridade Portuária que limita a atracação a apenas um navio de passageiros por dia, e pedem um terminal de passageiros.

Fonte: A Região

0 comentários:

Postar um comentário