expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 31 de março de 2011

Porto de Vitória atento às questões ambientais


Em atendimento às condicionantes contidas na licença ambiental do Porto de Vitória, especialmente no tocante a movimentação de granéis sólidos, a operadora portuária Multilifti desenvolveu novos procedimentos nas operações de embarque de concentrado de cobre. Utilizando recursos próprios, a empresa desenvolveu uma logística ambiental preparada para evitar a emissão de partículas e a perda de material.


No último dia 19, por exemplo, no embarque de cobre no navio M/V Thor Friend, foi utilizado um novo sistema de lonamento das caçambas que, em conjunto com spreaders automáticos, permitiu efetuar a operação sem a necessidade de retirada da capa de cobertura. Dessa forma, foi possível evitar que resíduos do material caíssem no costado e conseqüentemente dentro do mar, e também se espalhassem pelo ar.


O conjunto de medidas adotadas pela Multilifti - proteção do costado da embarcação, tampa da caçamba e spreader - reduziu em 90% a emissão de pó. “Com o sucesso da operação e o aval do IEMA (Instituto Estadual do Meio Ambiente), o procedimento poderá, em curto prazo, ser incorporado nas operações portuárias do Porto de Vitória”, segundo Mário Emílio M. da Silva, coordenador de Meio Ambiente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). “Por intermédio das Coordenações de Meio Ambiente e de Gestão Portuária, a Codesa vem acompanhando o desenvolvimento dos procedimentos adotados pela Multilifti, realizando os monitoramentos necessários”, sublinha Silva.

(Texto: Manuella Nacif – Supervisão: Amilton Freixo de Britto, Martha Cavalcanti e José Carlos Mattedi – Assessoria de Comunicação / ASSECS – assecs@codesa.gov.br)

Foto: Divulgação CODESA

0 comentários:

Postar um comentário