Contrato com a empresa que vai administrar os terminais é de mais de R$ 13 milhões.
Brasília - A Companhia Docas do Maranhão (Codomar) vai contratar empresa para operar 17 terminais hidroviários no Amazonas, dos quais seis foram inaugurados, com a expectativa de entregar outros seis até dezembro deste ano.
O pregão, publicado ontem, no Diário Oficial da União (DOU), estima em mais de R$ 13 milhões o contrato de um ano para a empresa vencedora desenvolver serviços de administração, operação, manutenção preventiva e conservação dos terminais.
O edital prevê, ainda, que futuramente a empresa contratada realizará a cobrança de tarifa pelos serviços prestados nos terminais.
Dos 17 terminais hidroviários, 14 são de responsabilidade da Codomar, empresa vinculada ao Ministério dos Transportes. Seis deles já foram inaugurados e devem ser operados imediatamente, segundo o edital: Nova Olinda do Norte, Urucará , Manaquiri, Urucurituba, Humaitá e Nhamundá.Estão em obras os portos dos municípios de São Paulo de Olivença, Benjamin Constant, Jutaí, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, Fonte Boa, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Novo Aripuanã, Maués e Novo Airão.
Segundo o diretor de Engenharia e Operações da Codomar, Bento Moreira Lima Neto, os portos de Nhamundá, Maués e Novo Airão, não são de responsabilidade da empresa pública, pois estão sendo tocados pelas prefeituras. Nhamundá concluiu a obra em 2008.
Inaugurações
A previsão de Bento Neto é inaugurar em outubro o porto de Santa Izabel do Rio Negro e, até início de novembro deste ano, os terminais de São Paulo de Olivença e de Benjamin Constant. “A parte civil está pronta, falta acabar a rampa e estamos aproveitando a seca”, disse o diretor de Engenharia e Operações da Codomar.
Para os municípios de Tonantins, Fonte Boa e Novo Aripuanã, a expectativa é entregar as obras até dezembro porque, de acordo com Bento Neto, a cheia do ano passado obrigou a realização de modificações nos projetos e isso provocou atrasos no cronograma.
Como as obras dos terminais de Jutaí, Santo Antônio do Içá e Barcelos começaram este ano, eles só devem ser concluídos no próximo ano. Bento Neto afirmou que, ao contrário da cheia, a vazante dos rios do Estado tem colaborado para que as equipes acelerem o ritmo de trabalho para concluir as obras ainda este ano.A previsão da Codomar é contratar, pelo menos, 178 funcionários.
Bento Neto explicou que os terminais foram divididos em categorias, que prevêem de nove a 13 pessoas trabalhando por terminal e um administrador, que supervisionará os trabalhos da equipe de funcionários.
Com informações: Ana Cláudia Leocádio, da Sucursal em Brasília . portal@d24am.com
0 comentários:
Postar um comentário