expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Alckmin propõe mudar a gestão dos portos

SÃO PAULO - O candidato ao governo de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) defendeu ontem a necessidade de estados e municípios participarem da gestão dos portos, em especial no caso do Porto de Santos. A fala aconteceu durante sabatina Folha/UOL, na capital.

Ele acrescentou que os portos são uma concessão federal, mas que em muitos estados houve a regionalização e que essa seria uma boa alternativa para o Porto de Santos. "O que eu defendo para Santos? Não tirar o governo federal. Em muitos estados, os portos federais foram estadualizados. Como o Porto de Santos tem a dimensão que tem, eu defendo a regionalização: mantém o governo federal, coloca o governo do estado e os três municípios [Santos, Cubatão e Guarujá].

"Alckmin comentou que, graças ao governo estadual, o Porto de Santos conta hoje com acesso ao Rodoanel e à nova Imigrantes e que seu governo vai criar a "SP Dutos" para escoar a produção de álcool e etanol, por exemplo.

"Vamos dar uma nova contribuição que é apoiar o Ferroanel Sul, para fortalecer o transporte de cargas. E outra é a rede de dutos. O estado é o maior exportador de etanol, álcool e açúcar. O etanol vai todo de caminhão. Vamos criar uma rede paulista de dutos, sem um centavo de dinheiro público, articulado com a iniciativa privada, a Petrobras, as usinas e as construtoras.

"No caso do Porto de São Sebastião, o ex-governador explicou que a concessão foi repassada pela União ao governo paulista. Segundo ele, um dos gargalos do porto é a falta de uma ferrovia, que limita suas operações. No entanto, crê que o porto será uma grande alavanca para o pré-sal."Nós defendemos que o Porto de São Sebastião seja o grande suporte da Petrobras no pré-sal.

Nós também temos o nosso projeto de duplicar a Rodovia dos Tamoios entre São José e Caraguá, contorno do Caraguá e a chegada a São Sebastião.

"Alckmin anunciou ainda a criação da Fundação Univesp, que vai manter a Universidade Virtual de São Paulo, voltada ao ensino a distância.

Senado

O ex-governador Orestes Quércia (PMDB), candidato ao Senado, disse que sua situação na disputa "é boa" [divide o segundo lugar com Romeu Tuma -PTB] e ponderou que o eleitor vai refletir melhor sobre seu voto nos próximos 60 dias de campanha eleitoral.

Ontem, o candidato ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), defendeu a necessidade de estados e municípios participarem da gestão dos portos, em especial no de Santos.

Fonte: DCI

0 comentários:

Postar um comentário