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quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ministro dos Portos cumpre agenda e assina mais uma dragagem no Rio


Pedro Brito é ministro da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República e fica no Rio até quinta (Foto: Agência Brasil - arquivo)


Amanhã e quinta-feira, o Ministro dos Portos, Pedro Brito, estará na cidade do Rio para a assinatura da dragagem do trecho 5 do Porto de Itaguaí, apresentações de palestras, encontros com representantes do setor e visita ao órgão responsável pela elaboração dos estudos portuários da Secretaria de Portos.

Durante os dois dias serão explorados temas como o cenário portuário atual, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 1 e 2, o andamento do Programa Nacional de Dragagem (PND) - hoje com 12 obras -, além dos investimentos destinados ao setor, para a realização da Copa de 2014.
O primeiro compromisso do Ministro, no dia 28, às 10h, será uma visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). Logo em seguida, às 12h, no Píer Mauá, Pedro Brito irá assinar a Ordem de Serviço que dará início às obras de dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Itaguaí, que faz parte do PND com recursos do PAC.
Às 15h, Brito ministrará palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro sobre investimentos do Governo Federal nos portos do Estado e fará um balanço geral das obras que estão sendo realizadas em todo o país.

No dia seguinte, às 10h, Pedro Brito participará de uma reunião com o conselho deliberativo e associados na Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), no Centro de Convenções da Bolsa de Valores. Após o almoço, às 14h30, o Ministro proferirá palestra para os integrantes do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (Caepe) da Escola de Guerra, na Escola Superior de Guerra.

A obra, de responsabilidade da Secretaria de Portos, será realizada pela empresa Dragabrás, vencedora da licitação, e custará R$ 79,89 milhões. Serão disponibilizados dois equipamentos para a realização da dragagem: Pearl River e Breydel.

Com capacidade para retirar de 24.100 mil metros cúbicos de sedimento, a draga Pearl River teve seu último trabalho finalizado na Nigéria e já se encontra no Rio de Janeiro desde sábado (dia 24). Este será o maior equipamento em operação no país. Já a draga Breydel, de 9 mil metros cúbicos, virá da Venezuela. O Porto de Itaguaí passará de seus atuais -14 metros para -17,5 metros de profundidade. Isso irá diminuir o tempo de atracação e ampliar a capacidade de escoamento dos operadores privados do porto.


Hoje, um navio que entra no Porto de Itaguaí leva cerca de seis horas até atracar. Com as áreas de fundeio, será possível reduzir esse tempo em um terço. A estimativa é que o Porto de Itaguaí - que atualmente movimenta cerca de 300 mil TEUs por ano - aumente em até 50% sua capacidade de operação, a partir da conclusão das obras.

Serão dragados 5 milhões de metros cúbicos de sedimentos em até 10 meses de obra. O término está previsto para março de 2011.
Fonte: Monitor Mercantil

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