expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 23 de julho de 2010

UMA VITÓRIA PORTUÁRIA


Depois de anos de lutas e mobilizações, a grande vitória.



O Plano de Demissão Voluntária (PDV), criado inicialmente na década de 1990, trouxe uma série de prejuízos aos trabalhadores. Desde desestruturação familiar, alcoolismo e separação de famílias, até o suicídio de alguns. Quem nos relata esta história é o Portuário Carlos Alberto Teixeira, Pedevista do Rio de Janeiro.

Na Década de 1990, foi criado um incentivo do Governo Federal, este incentivo, era uma forma de estimular o trabalhador do serviço público a se demitir. Diante deste fato, foi formada uma comissão de trabalhadores de diversas categorias, inclusive, dos portuários que desejavam reivindicar os seus direitos e dar um basta nesta situação.

Nascia então, o Movimento Pedevista dos Celetistas e Estatutários para o Retorno ao Emprego, (MOPCEL). De lá pra cá, várias reuniões aconteceram em Brasília com deputados e Ministros, além do apoio da Federação Nacional dos Portuários ao movimento em questão.

Nesse passo, e de acordo com Carlos Alberto Teixeira,o primeiro projeto de lei de número 4293/ 2008, não contemplou os trabalhadores das empresas estatais e nem os de economia mista, o que só possível,após muita luta, por meio do projeto de lei 4499/ 2008 (Anistia dos pedevistas) fazendo justiça aos Pedevistas desde a época de janeiro de 1994.

Deste modo, ocorreu a grande vitória no dia 16 de junho de 2010, quando da a provação na Comissão de Trabalho,da Camâra dos Deputados por unânimidade, seguindo para a Comissão de Finanças. Assim, o PL. (42 93/2008), após votação, foi desmembrado, separando-se os trabalhadores estatutários dos celetistas, enquanto o PL 4499/ 2008 aguarda a designação do relator.


Para Carlos Alberto Teixeira, conhecido como Fumaça, que coordena o projeto de lei na condição de representante dos trabalhadores portuários ( pedevistas), diz: “esta vitória vai reparar o erro do Governo anterior que desestruturou muitas famílias e trabalhadores”. Para Fumaça, o apoio da FNP, e do presidente Eduardo Lírio Guterra, "foi muito importante para nossas vidas",destacou. “Agradeço de coração esta instituição por mais esta conquista de muitas que ainda estão por vir, obrigada, pelos Pedevistas de todo Brasil”.

Por: Janara Rodrigues
23 de julho de 2010

Federação Nacional dos Portuários
Comunicação FNP

0 comentários:

Postar um comentário