expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pedro Brito anuncia estudo para construção de coberturas em terminais de açúcar

O ministro dos Portos, Pedro Brito, anunciou que o Porto de Santos estuda com a iniciativa privada a construção de coberturas para os terminais açucareiros. A obra permitiria o embarque do produto mesmo chuva, o que não é possível atualmente.Brito discursou na abertura do Santos Export - Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos, que acontece nesta terça-feira, em Brasília.

"Quando chove, paramos de exportar. Temos que esperar o sol para exportar açúcar. Isso é absolutamente inadmissível. O José Roberto (Serra, presidente da Codesp, administradora do complexo santista) já está preparando, junto com os operadores, mudanças nessa área".

Brito mostrou-se preocupado com o fato de os terminais santistas ficarem parados com a intempérie, com a safra recorde deste ano. E já antevê os benefícios. "Somente essa providência (coberturas), sem se construir novos berços ou terminais, já se garante um aumento de cerca de 20% da capacidade de exportação (de açúcar) do Porto de Santos".


Em seu discurso, Brito fez coro à prefeita de Cubatão, Márcia Rosa, que pediu maior investimento em ferrovia e dutovia. "Sem dúvida, um dos grandes desafios que temos pela frente é a questao da intermodalidade, do uso da matriz de transporte em benefício do Porto".

Ele destacou os estudos que estão sendo tocados pelo governo alemão para viabilização do transporte hidroviário na Baixada Santista. Segundo ele, esta será uma ferramenta importante para o desenvolvimento do Porto até 2024 - ano em que o complexo deverá ter triplicado a movimentação de cargas.
Guarujá

Brito declarou que irá se reunir com a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, na segunda quinzena de setembro. Na pauta, as obras de infraestrutura portuária na cidade, como a construção da avenida perimetral da Margem Esquerda.

O processo licitatório já está em andamento.O Fórum Santos Export é uma realização do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una Marketing de Eventos.

Fonte: A tribuna On Line

0 comentários:

Postar um comentário