expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 18 de março de 2011

Assembleia vai discutir questão portuária noBrasil e no Maranhão

Assembleia vai discutir questão portuária noBrasil e no Maranhão

Extraído de: Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão - 23 horas atrás
A Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa - por iniciativa do deputado estadual Stênio Resende (PMDB) - realiza no dia 28 de abril, segunda-feira, no Plenário da Casa, o Seminário: Portos no Brasil e no Maranhão.

Para o deputado Stênio Resende (PMDB), 85% do valor do comércio exterior brasileiro são movimentados por meio dos portos nacionais. Segundo ele, o volume de carga no Brasil quase dobrou nos últimos 12 anos, passando de 340 milhões de toneladas para 620 milhões de toneladas.

O deputado observa que 38 navios estão enfileirados na Baía de São Marcos a espera de vagas para carregar no Porto do Itaqui. "Cada navio parado provoca um prejuízo diário de US$ 100 mil aos empresários do setor", afirma.

Stênio Resende calcula que, no final das contas, o prejuízo para a toda a frota de navios parados chega a um total de US$ 3 milhões por dia. "Precisamos saber até que ponto tudo isso atinge o Estado do Maranhão", assinala.

Resende sabe que, no Maranhão, o Complexo Portuário de São Luís - Porto do Itaqui, Porto da Alumar e o Terminal Marítimo Ponta da Madeira - compete em movimentação com importantes portos de alto volume operacional no Brasil.

No ano de 2009, a estimativa de movimentação de cargas no Complexo Portuário de São Luís foi de 104 milhões de toneladas. "Este volume foi superior ao do Porto de Santos, que registrou 82 milhões de toneladas no mesmo período", observa o deputado.
Convidados

Foram convidados a participar do seminário a governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB), o secretário dos Portos, Leônidas Cristino, e o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), engenheiro Fernando Fialho, e o diretor da Emap, Paulo Forçatti.

Também foram convidados o diretor do Departamento Hidroviário de São Paulo, Frederico Bussiner, o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli e o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Luiz Antonio Fayet.

Autor: Cláudio Brito Agência Assembleia

0 comentários:

Postar um comentário