expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Veja em 3D como será o Porto Sul da Bahia




Depois de três anos de muita discussão e polêmica, o Governo da Bahia cedeu à pressão de diversas entidades ambientais e alterou o local onde será implantado o Porto Sul. O terminal portuário não será mais construído na Ponta da Tulha, em Ilhéus. A intenção das autoridades baianas é erguê-lo em uma área de 48 milhões de metros quadrados do distrito de Aritaguá, que também fica em Ilhéus. A decisão é oficial e foi assinada pelo governador em exercício, Otto Alencar.


Em nota oficial, o Governo da Bahia informa que decidiu pela construção do porto em outro local para “manter a diretriz de promover o desenvolvimento com sustentabilidade e atender uma orientação do Ibama”. Entre os motivos apontados para a mudança da localidade destinada ao projeto estão a ausência de corais e recifes no trecho de mar em frente à nova área e de fragmentos em processo de regeneração de Mata Atlântica, bem como menor complexidade de fauna.


Na mesma nota, a secretária da Casa Civil da Bahia, Eva Chiavon, apresentou mais detalhes sobre o polêmico caso. Frisou que a área da Ponta da Tulha escolhida anteriormente para a construção do Porto Sul será destinada à garantia dos ativos ambientais e proteção do ecossistema natural. Com a mudança, a chegada da Ferrovia Oeste Leste à região também não será prejudicada, pois o novo local fica a cerca de cinco quilômetros de distância da região anterior.

“Depois do aprofundamento dos estudos, foi possível ter elementos mais apurados para uma reavaliação da área, e mesmo encarecendo o projeto, fizemos a opção por conta de uma melhor solução ambiental. O Governo da Bahia tem preocupação com as questões ambientais e essa solução é resultado de grandes debates das áreas técnicas”.

Raio-X O Porto Sul prevê investimentos de cerca de R$ 14,1 bilhões e geração total de 24 mil empregos na Bahia. Ele prevê a construção de um terminal portuário público, o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus e o terminal portuário de uso privativo da Bahia Mineração (Bamin), para escoamento de 18 milhões de toneladas de minério de ferro, além de grãos.


Fonte: PortoGente

0 comentários:

Postar um comentário