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terça-feira, 31 de maio de 2011

Autoridades de Rio Grande buscam parceria com portos da Argentina e Uruguai

Rio Grande, Montevidéu e Buenos Aires têm em seus territórios três dos portos dos mais importantes da América do Sul. E desde o final do mês passado, as autoridades destes três terminais estudam a criação de uma parceria que permita a integração logística entre eles. A intenção é desenvolver uma complementaridade com os portos dos países vizinhos, ao invés de uma competição por cargas.

A sistemática pretendida é de que os navios que partem do Uruguai e Argentina com carga incompleta, a partir da assinatura do acordo, possam realizar o preenchimento da mercadoria no Porto do Rio Grande, visto que este possui um canal de acesso mais profundo que a entrada do Rio da Prata. Da mesma forma que os navios com destino aos outros países, podem desembarcar, anteriormente, parte da carga no porto-riograndino.

De acordo com o superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, a complementaridade poderá resultar em um crescimento de até 35% no volume de cargas movimentadas. Além disso, a interação também permite a consolidação do porto gaúcho como rota de mercadorias que não costumam passar pelo Brasil antes de chegar na Argentina e Uruguai.

“É preciso incluir nessa proposta todos os envolvidos no setor, como importadores e exportadores, armadores e operadores portuários. Já o transporte das cargas entre os portos, poderia ser designada às autoridades portuárias através de sistemas informatizados”, explicou Lopes.

As questões envolvendo a complementaridade dos portos devem ser debatidas em um encontro entre as administrações portuárias, que está sendo planejado para agosto, em Montevidéu. Os presidentes do Porto do Rio Grande e da Administración Nacional de Puertos (ANP) do Uruguai, Alberto Díaz Acosta, já conversaram sobre o assunto em São Paulo e se mostraram favoráveis ao acordo.

Vale lembrar que, após a conclusão da dragagem de aprofundamento, o Porto do Rio Grande prevê para 2013 ou 2014 movimentar até 50 milhões de toneladas por ano. Em 2011, o total deve ser de 35 milhões de toneladas.

Texto publicado em 31 de Maio de 2011 da Reportagem Portogente

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