expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fila de caminhões para Codeba causa congestionamento na Cidade Baixa

Fila de caminhões impede o tráfego de veículos na Cidade Baixa
Fila de caminhões impede o tráfego de veículos na Cidade Baixa

Uma fila com cerca de 270 caminhões na entrada da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) causa confusão e trava o trânsito na Cidade Baixa, desde o Comércio até as imediações do Largo de Roma. O impasse começou no final da tarde de ontem, quando um caminhoneiro teria sido impedido de entrar no porto, travando a entrada dos veículos que vieram depois.

Quando os motoristas chegam ao porto, recebem uma etiqueta para entrada no pátio após passar por uma triagem com a empresa Tecon. A etiqueta deve ser entregue ao guarda portuário. O caminhoneiro Alberto Borges, de 38 anos, reclama do mau atendimento do guarda portuário que, por volta das 18h15 teria se recusado a receber a senha. “Ele não quis receber, o que seria sua obrigação, e eu também não desci para entregar. Por conta disso, a minha entrada foi proibida”, disse.

Borges não retirou seu veículo do local e os caminhoneiros que chegaram em seguida decidiram apoiar o colega, incluindo no protesto outras reivindicações da categoria. Na fila, os motoristas reclamaram da falta de infraestrutura e do mau atendimento no porto. Segundo eles, há muita sujeira, faltam banheiros, bebedouros e salas de espera. Todos aguardam a carga e descarga a céu aberto.

Alguns veículos levam cargas perecíveis. O motorista José Rogério Ferreira, de 50 anos, diz que está na fila há 16 horas com uma carga de uva no valor de mais de R$ 70 mil. “Cheguei ontem às 18h e já encontrei o bloqueio. Provavelmente, a carga já está estragada, eu deveria voltar para Petrolina, de onde vim com a carga, ontem mesmo”, disse.

O diretor de infraestrutura e gestão do porto, Renato Neves Rocha, reconheceu que o local precisa de ajustes, mas que estes não podem ser feitos no momento. "A gente não pode mexer agora porque o projeto da Via Expressa vai modificar toda essa área", disse. Ainda segundo Rocha, 80% da carga do porto vem em contêiners e os caminhões vêm sempre no mesmo horário, o que causa sobrecarga. De acordo com ele, a Tecon tem um projeto de informatização e agendamento da triagem via internet para facilitar o serviço, mas não há previsão para implementação.

Trânsito – Por conta da fila de caminhões que se dirigem à Codeba, parte da pista fica ocupada, o que causa um grande congestionamento em toda a região. Alguns ônibus não trafegam pela via, obrigando os passageiros a seguirem a pé.

A agente de creche Lúcia Marezo andou da Boa Viagem até o Comércio por conta do congestionamento. “Acho que o protesto tem que ser feito, mas sem prejudicar a população”, reclamou. Outro pedestre, que preferiu não se identificar, também reclamou do congestionamento. “É válido, mas a população fica prejudicada”, disse.

O supervisor da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), Nilton Reis, afirmou que a fila de caminhões segue até o Lobato, com congestionamento na Suburbana, Periperi, Jequitaia, atingindo também a Bonocô, o Iguatemi e a Paralela. Apenas na região da Codeba, 20 veículos foram multados por estacionar em fila dupla. A autarquia recomenda que os motoristas tenham paciência, já que as vias alternativas também seguem engarrafadas.

0 comentários:

Postar um comentário