expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Fim do Fator previdenciário pode ser votado ainda essa semana no Plenário da Câmara Federal


Pode ser votado em sessões extraordinárias, ainda essa semana (entre os dias 20 e 22), o Projeto de Lei  3299/08, do Senado, que acaba com o fator previdenciário, incidente nas aposentadorias do setor privado.

O fator foi criado em 1999 com o objetivo de desestimular a aposentadoria precoce por meio de um cálculo que diminui o valor dos proventos para aqueles que se aposentam mais cedo. Entretanto, até mesmo o governo admite que o mecanismo não surtiu o efeito esperado porque a média de idade dos recém-aposentados não aumentou.

A matéria conta com substitutivo de autoria do atual ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Ele propôs a fórmula 95/85, segundo a qual a aposentadoria sem cortes ocorreria quando a soma da idade e dos anos de contribuição do segurado atingisse 95. No caso das mulheres, 85.

A mudança ainda provoca controvérsia dentro do governo, que teme conseqüências de possíveis processos na Justiça pedindo equiparação com a nova regra para as aposentadorias já concedidas.

Fonte: Agência Câmara

0 comentários:

Postar um comentário