expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Servidor da Codesa é eleito para Academia de Letras







“Capixaba de Vitória, Jornalista e escritor, autor de sete livros, entre obras históricas e literárias”

José Carlos Mattedi jornalista e escritor, funcionário da CODESA, desde março de 2010 trabalhou na Comunicação Social do Porto de Vitória, foi eleito na última segunda-feira (14/6) para a Academia Espíritossantense de Letras. O novo imortal capixaba vai assumir a cadeira 18, vaga desde outubro do ano passado com a morte do poeta e cronista Miguel Marvilla. Com sete livros publicados, Mattedi disputou a cadeira nº 18 com outros cinco candidatos. Dos 16 imortais presentes ao pleito, 14 votaram no funcionário da Codesa. A posse deve acontecer até o mês de dezembro.
Para Mattedi a eleição para a academia representa a realização de um sonho de infância, “Meu contato com os livros surgiu ainda menino. Minha mãe, servente escolar e sem ter com quem me deixar, carregava-me para o trabalho. Lá, eu passava a maior parte do tempo livre na pequena biblioteca da escola. Aos 13 anos escrevi meu primeiro livro – um romance. Um dia descobri a AEL, e fiquei imaginando como seria ser “imortal” Descobri, depois, que “imortal” eram as idéias postas no papel e os ideais de liberdade de expressão dos acadêmicos. Assim, ser da AEL é realizar um sonho de criança, é a oportunidade de poder discutir o livro e a literatura com ilustres escritores capixabas”, finaliza Mattedi.

A Federação Nacional dos Portuários parabeniza o companheiro por esta valiosa conquista.






Conheça um pouco da trajetória de José Carlos Mateddi



Por Mattedi:

Capixaba de Vitória, nasceu em 1961. Jornalista e escritor, autor de sete livros (entre obras históricas e literárias): Intuições (pensamentos, 1987); Mestres da Dor (espiritualista 1996); Guerra dos Brinquedos (infantil 2002); Praia do Suá (História/PMV, 2003); Anjos e Diabos do ES – Fatos e personagens da história capixaba (História, 2004): História da Imprensa Oficial do ES (História, 2005); Cartas de Contos Infantis (infantil 2009).

Participou de algumas coletâneas/livros: Poetas de Vila Velha, publicação de grupo de estudantes da UVV (1982); Fala Poesia, publicação do Grupo Fala Poesia, formado por estudantes de Comunicação Social – Jornalismo da UFES (1983); Aspectos Históricos da Imprensa Capixaba, publicado pela Edufes (2010); Vitória, Cidade Ilha – Coleção Escritos de Vitória nº 26/2010, publicado pela Academia Espírito-Santense de Letras (AEL) e PMV.
Para 2010, prepara a reedição da obra Esboço Histórico dos Costumes do Povo Espírito-Santense Desde os Tempos Coloniais até nossos Dias, publicada em 1893 pelo Pe. Francisco Antunes de Sequeira.

Artigos publicados nas revistas: Revista Cuca (Cultura Capixaba), em 1986; Revistas do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), em 2006, 2008 e 2009; Revista A’Angaba – Idéias e cultura no Espírito Santo, em 2009.

Começou sua carreira como jornalista no extinto Departamento Estadual de Cultura (hoje, Secult-ES). Atuou por treze anos em A Gazeta, sendo nove deles no Caderno Dois e três anos como correspondente em Brasília. Trabalhou, ainda, na chefia da pauta da TV Gazeta, na assessoria de imprensa da Prefeitura de Vitória, e como repórter concursado do sistema Radiobrás/EBC (na Agência Brasil e no noticiário Voz do Brasil), na Capital Federal. Atualmente, é assessor de imprensa concursado da Codesa.

É membro do Instituto Histórico e Geográfico do ES (IHGES), bacharel em Direito e pós-graduado em História das Relações Políticas. Em 1998, ganhou o Prêmio Gazeta de Jornalismo com a matéria Guerra Santa – A Saga de Udelino. No mesmo ano, foi diplomado pelo Conselho Estadual de Cultura pelos serviços prestados à cultura capixaba. Em 2007, recebeu a Medalha do Mérito Cultural Professor Renato Pacheco, destinado pelo IHGES.

Parabéns José Carlos Mattedi!

Com informações de: Porto de Vitória


Comunicação FNP
Janara Rodrigues
61-3322-3146
61-3323-5779 fax

0 comentários:

Postar um comentário