expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ministro dos Portos anuncia conclusão de três obras de dragagem

Mais três importantes obras da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP) estão concluídas dentro do Programa Nacional de Dragagem (PND).

Segundo comunicado da pasta, foram terminados os trabalhos de aprofundamento em Itaguaí (2ª. fase), no Rio de Janeiro, e em Aratu e Salvador, na Bahia. Os três portos já deverão operar nos próximos dias com a nova profundidade.

O aprofundamento do canal de acesso ao terminal portuário de Itaguaí, iniciadas em agosto deste ano, foram concluídas no final de novembro. Duas dragas de origem belga (as maiores em operação no País) participaram do processo de retirada de cerca de 5 milhões de metros cúbicos de sedimento. O volume corresponde a aproximadamente 850 mil caminhões lotados que, se colocados em fila, cobririam cinco vezes a distância entre São Paulo e Brasília.

Com a obra, a profundidade do Porto de Itaguaí passa de 14,5 metros para 17,5 metros, possibilitando reduzir em um terço o tempo de atracação. A dragagem, que teve investimentos de R$ 79,9 milhões, corresponde à continuação da execução do aprofundamento do canal, iniciada em 2009.

Já nos portos de Aratu e Salvador, o volume dragado corresponde a 4,134 milhões de metros cúbicos. Com investimentos de R$ 99 milhões, em cinco meses de trabalho foram aprofundados os canais e alargadas as bacias de evolução dos portos baianos.

O PND, criado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já conta com a maioria de suas obras realizadas. Com a conclusão de mais essas três, já somam sete os serviços de dragagem terminados: Recife (PE), Rio Grande (RS), Itaguaí - 1ª. fase (RJ), Angra dos Reis (RJ), Itaguaí - 2ª. fase (RJ), Aratu (BA) e Salvador (BA).
Por A Tribuna On-line

0 comentários:

Postar um comentário