expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PSB fica com ministérios da Integração

Partido ainda briga por mais pastas, mas tem poucas chances de conseguir mais espaço

Gabriel Mestieri, do R7, em Brasília
O PSB deve indicar os ministros da Integração Nacional e dos Portos, mantendo com a presidente eleita Dilma Rousseff o mesmo número de pastas que tinha no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Devido ao crescimento de sua bancada na Câmara e ao número de Estados governados pelo partido e ao fato de Ciro Gomes ter desistido de concorrer à Presidência, o PSB reivindica uma participação maior no governo Dilma.

Com Lula, o PSB tem a Secretaria de Portos, que tem status de ministério, e a pasta de Ciência e Tecnologia. O partido também comandou a Integração Nacional por algum tempo, mas a perdeu para o PMDB no meio do segundo mandato de Lula. Agora, com Dilma, retomará essa pasta, mas vai abrir mão do Ministério de Ciência e Tecnologia, que deve ficar nas mãos do petista Aloizio Mercadante.

A troca interessa ao partido, que ficará com um ministério de maior porte e com grande influência no Nordeste, onde está a maioria dos governadores da legenda, mas integrantes da sigla consideram que o PSB deveria ter um papel ainda maior no governo Dilma.

Nomes

Na Integração Nacional, o novo ministro deve ser o atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho (PSB). A indicação dele foi levada a Dilma pelo governador do Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, de quem Coelho é secretário estadual.

Antes do início de um encontro dos seis governadores eleitos e reeleitos do PSB, em Brasília, o governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande, aprovou a indicação de Bezerra Coelho.
- É um bom nome, nome do nosso presidente, do Estado de Pernambuco, nome que representa bem o Nordeste e vai representar o país todo.

Já para os Portos, o nome ainda está sendo definido. A presidente queria fazer mudanças na pasta, juntando a administração dos portos com os aeroportos – hoje na Defesa – possivelmente criando um novo ministério. Entretanto, segundo o R7 apurou, a alteração, caso aconteça, não será logo no início do seu governo.

Com Integração e Portos bem encaminhados, o PSB via em Turismo a oportunidade para a terceira pasta do partido, mas a vaga deve ficar com o PMDB.

Além das indicações diretas do partido, os governadores do PSB no Nordeste apoiam a indicação do senador petista eleito pelo Piauí, Wellington Dias, para o Desenvolvimento Agrário.

Apesar da intensa negociação nos bastidores pelos cargos, oficialmente os governadores ainda preferem adotar um tom de cautela. Em entrevistas durante o encontro, Eduardo Campos (Pernambuco), Cid Gomes (Ceará) e Renato Casagrande (Espírito Santo) disseram que querem ajudar Dilma e que a decisão final sobre o ministério é dela.

0 comentários:

Postar um comentário