expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Derrocagem terá início no próximo mês

A derrocagem do canal de navegação do Porto de Santos terá início no final do próximo mês, não no início de fevereiro, como pretendia o ex-ministro dos Portos, Pedro Brito. A informação é da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), responsável pelo empreendimento.

A obra, que prevê a retirada das rochas de Teffé e Itapema, que dificultam a navegação no canal, foi um dos projetos debatidos entre o novo ministro dos Portos, José Leônidas Cristino, e a diretoria da Codesp,administradora do complexo santista, na tarde de ontem, em Brasília.

Essa foi a primeira reunião entre Cristino, que tomou posse do cargo no último dia 3, e a direção de uma companhia docas. A pedra de Itapema fica na direção do Armazém 12, próxima ao Forte do Itapema (na Margem Esquerda), a 10 metros de profundidade. A de Teffé está diante do cais entre o Armazém 25 e os silos do 26 (Margem Direita), a 12,5 metros. Devido a suas dimensões e localização, elas atrapalhando a navegação ao impedir que navios com mais de 12 metros de calado se aproximem.

A retirada das rochas, que será feita pela Ster Engenharia (vencedora da licitação do serviço), integra o projeto de dragagem de aprofundamento do canal, que deixará a via com 15 metros de profundidade. De acordo com a SEP, os projetos básico e de engenharia da derrocagem já estão prontos. Resta agora a ordem para a vinda da draga que fará o serviço, a Wuan Dong 007, o que deve ocorrer nos próximos dias,informou o órgão federal. Assim, ela só deve chegar a Santos no final do próximo mês.

Atualmente, a embarcação trabalha na ampliação do Canal do Panamá, na América Central. A Wuan Dong 007 é uma das mais modernas dragas para derrocagem. Ela conta com dez sondas de perfuração hidráulica, que podem ser acionadas simultaneamente, garantindo uma maior velocidade ao trabalho. As demais embarcações do tipo têm apenas um equipamento. De acordo com a SEP, a ideia do ministro dos Portos é vir a Santos assim que a draga chegar ao cais.

Ele pretende estar na Cidade para assinar a ordem de serviço do projeto,documento que autoriza o início imediato dos trabalhos. Caso a Wuan Dong 007 demore em sua viagem, Cristino deve adiantar sua primeira visita ao maior porto do País, que ele deseja conhecer antes dos demais. REUNIÃO Em quase quatro horas de reunião, o ministro e a diretoria da Codesp debateram os principais projetos do Governo para o Porto de Santos.

A companhia estava representada pelo seu presidente, José Roberto Correia Serra, e os diretores Paulino Moreira Vicente (Infraestrutura), Renato Barco (Planejamento) e Carlos Kopittke (Desenvolvimento Comercial). Também participaram do encontro, pela SEP, os secretários Fabrizio Pierdomenico (Planejamento e Desenvolvimento Portuário) e Fernando Victor Castanheira de Carvalho (Gestão e Infraestrutura de Portos).
Fonte:A Tribuna

0 comentários:

Postar um comentário