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sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Porto do Rio de Janeiro: já foram dragados cerca de 2,5 milhões de m³ de sedimentos

A Secretaria de Portos (SEP), informa que já foram retirados cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos, o que corresponde a um volume capaz de encher mais de 1.500 caminhões. A previsão é dragar um total de 4 milhões de metros cúbicos de sedimentos até junho de 2011, prazo previsto para a conclusão da obra. Esta dragagem teve início em fevereiro de 2010. A dragagem está sendo realizada no canal do Cais de Contêineres; canal do Cais Ro-Ro (do Caju); canal do Cais de São Cristóvão; berço do Cais de Passageiros; e no canal do Cais da Gamboa. A escavadeira Goliath - de origem holandesa - e os batelões Jan Blanken e Jan Leeghwater, além da autotransportadora Ham 309 são os equipamentos responsáveis pela dragagem, que faz parte do Programa Nacional de Dragagem (PND), da Secretaria de Portos (SEP), e estão incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Monitoramento ambiental O projeto de dragagem do Porto do Rio está sendo acompanhado por um programa de Gerenciamento Ambiental conduzido pela Coppe/UFRJ, por intermédio do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig). Este Programa determina que as coletas da água sejam feitas antes, durante e depois da dragagem. Os resultados do monitoramento da qualidade da água na Baía de Guanabara durante as obras mostram que não houve alteração significativa nos locais de retirada e despejo de sedimentos.

Todos os sedimentos, previamente a dragagem, são analisados segundo a Resolução CONAMA 344/04, e não possuem material contaminado e estão sendo depositados a uma distância de 20 km da entrada da Baía de Guanabara, local este determinado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). As ações relativas ao ambiente constituem o monitoramento da qualidade da água e do local de despejo de sedimentos, bem como as aulas de educação ambiental, nas quais é feita uma sensibilização ambiental com os tripulantes das dragas, funcionários de Docas, dos operadores privados do porto e trabalhadores portuários avulsos.

Maior movimentação Com o aprofundamento, o Porto do Rio ficará em condições de igualdade com os maiores portos do Brasil. Esta dragagem está sendo realizada nos canais do Cais de Contêineres, do Cais do Caju, da Gamboa e do cais de São Cristóvão e no berço do Cais de Passageiros e é a primeira grande obra deste porte nos últimos 13 anos. Com a obra, a ampliação da retroárea e o aumento de berços, que fazem parte do projeto de expansão, estima-se que a movimentação atual de 900 mil TEUs/ano suba para 3,4 milhões de TEUs (Um TEU equivale a um contêiner de seis metros).

Fonte: Print Rio

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