expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 2 de março de 2011

Belém é convidada a sediar evento sobre cidades portuárias

Da Redação
Agência Pará

Belém é a cidade brasileira escolhida para sediar a Reunião de Trabalho Regional Centro-Oeste, Norte e Nordeste da Associação Brasileira de Municípios Portuários (ABMP), que acontecerá no dia 28 de junho deste ano. O encontro reunirá prefeitos e autoridades de 47 cidades portuárias de todo o país.

"Escolhemos Belém por se tratar de uma cidade representativa, que realiza operações portuárias importantes. Além disso, a área portuária de Belém tem uma excelente infraestrutura, que deveria servir de modelo para outras cidades", enfatizou Adilson Luiz Gonçalves, assessor técnico da Secretaria de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos (Seport), do Estado de São Paulo.

Nesta quarta-feira (2) acontece em Belém, no Palácio Antônio Lemos, a primeira reunião para decidir o planejamento do evento. "Estamos esperando apenas uma resposta definitiva da Prefeitura de Belém sobre o local e o que será preciso para que o evento aconteça mesmo na capital paraense. Pelo que foi sinalizado até agora, temos 99% de chances de a capital do Pará sediar essa grande reunião de assuntos portuários", afirmou o assessor.

Assim que houver a confirmação, a Prefeitura Municipal de Belém se responsabilizará pela organização do encontro. O Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), e o Governo Federal, via Companhia Docas do Pará (CDP), serão convidados para participar da reunião regional.

Melhorias - Durante a reunião será discutida a viabilização de recursos financeiros para as cidades portuárias com a criação de um Fundo, que arrecadará recursos advindos dos impostos de importação e do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), vinculado à exportação.
No final, será elaborada uma carta, a ser assinada por todos os representantes dos municípios portuários. "Será uma excelente oportunidade para que Belém possa integrar-se cada vez mais ao movimento das cidades portuárias brasileiras na busca de recursos para o desenvolvimento", afirmou Gabrielle Curcino, assessora da presidência da CPH.

Atualmente, dos 143 municípios paraenses, 73 estão ligados aos rios. O Estado mantém 108 pontos de infraestrutura portuária, como terminais, rampas e trapiches, que servem para importação e exportação de mercadorias e transporte de pessoas. "Nós temos uma área portuária muito boa, porém precisamos investir e melhorar em muitas questões, principalmente a segurança dos passageiros que diariamente precisam trafegar pelos rios. Este evento será uma excelente oportunidade para discutir e captar recursos para a implantação de melhorias em nossa área portuária", ressaltou Gabrielle.

Belém se destaca atualmente entre os municípios portuários. Isso se deve, em grande parte, ao projeto arquitetônico da Estação das Docas, cartão postal da cidade, que ganhou destaque no blog Rio, Régua e Compasso, hospedado no site do jornal O Globo, em janeiro deste ano. A área portuária de Belém foi indicada para servir como inspiração para a região portuária da cidade do Rio de Janeiro, que é uma das subsedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Bruna Campos - Secom

0 comentários:

Postar um comentário