expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 2 de março de 2011

Itajaí anuncia ampliação para maio

Noticiário cotidiano - Portos e Logística
Qua, 02 de Março de 2011 00:00

Obra de R$ 2 milhões será paga com recursos do porto

PORTO BELO/ITAJAÍ - Enquanto Porto Belo espera pelo fim da construção do novo píer de atracação de barcos turísticos, Itajaí anuncia a ampliação da estrutura que hoje recebe os transatlânticos. O edital para as obras já foi publicado.

– Se o processo licitatório ocorrer dentro do previsto, as obras de ampliação começam em maio e terminam em outubro deste ano – prevê o diretor técnico do Porto de Itajaí, André Pimentel.

O custo total da obra chegará a R$ 2 milhões. Todos os recursos virão do Porto de Itajaí. O Píer de Passageiros Guilherme Asseburg, no Centro, será ampliado em 1,2 mil metros. No projeto há sala de espera com 564 lugares, área para embarque e desembarque e alfândega, além de check-in e check-out. Uma estrutura diferente da que existe hoje.

– Nós teremos um grande diferencial de estrutura em relação aos outros locais de atracação aqui da região. Não há nada igual. Com isso, queremos também atrair mais navios – explica Pimentel.

Porto Belo deve inaugurar nova estrutura em março

Em Porto Belo, as obras do píer seguem, mas com atraso. Em janeiro, depois que parte da estrutura caiu, a promessa era a de que o novo local seria inaugurado até o final de fevereiro, o que não aconteceu.

– A nossa nova expectativa é para março, mas não vou precisar data porque não sabemos – fala o secretário de Turismo de Porto Belo, Alexandre Stodieck.

Segundo Stodieck, toda a parte de concreto do novo píer está pronta. O que está em fase de instalação é a montagem das plataformas para receber os barcos que vão transportar os passageiros do transatlântico a terra, além da colocação das proteções para pedestres nas laterais. O local possui 184 metros de comprimento e possibilitará, ao mesmo tempo, a atracação de seis barcos. O antigo píer, ainda em funcionamento, é suficiente apenas para duas embarcações.

Mesmo com a obra inacabada, a administração já faz planos para a próxima temporada de navios. Para o verão 2011/2012, 38 escalas de transatlânticos já estão confirmadas. De acordo com a Secretaria de Turismo, o número é 20% maior do que o registrado nesta temporada.

– Com esses 38 navios, já teremos 85 mil passageiros. Ainda estamos negociando com mais uma empresa e poderemos ter mais navios – adianta Stodieck.

Fonte: Jornal de Santa Catarina/
PATRÍCIA AUTH



0 comentários:

Postar um comentário