expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Seminário da CNTT-CUT debate desenvolvimento e inclusão social

O Encontro reuniu cerca de 100 dirigentes dos sindicatos filiados de todo o País nos dias 26 e 27, em Brasília.

Os trabalhadores em transportes filiados à CNTT-CUT aprovaram um conjunto de propostas que fortalecerão as lutas da categoria e contribuirão para a construção de uma Política Nacional para o ramo. Estes foram os principais encaminhamentos debatidos no Seminário “Transportando o Desenvolvimento e a Inclusão Social”, promovido pela Confederação, nos dias 26 e 27 de abril, na sede da Contag (Confederação Nacional da Agricultura), em Brasília.


O encontro reuniu cerca de 100 presidentes e dirigentes dos sindicatos filiados e das Federações dos Portuários, Ferroviários, Rodoviários e do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA-CUT). Os trabalhos do Seminário foram coordenados pelo presidente da CNTT-CUT, o rodoviário de Sorocaba, Paulo João Estausia (Paulinho), e contou com a assessoria política de Carlos Silvestre.

dois dias de Seminário foram ricos de conteúdo e a participação dos dirigentes foi bastante representativa. “Minha avaliação é extremamente positiva. Debatemos no Seminário com os companheiros (as) temas importantes como a garantia de emprego aos ferroviários demitidos pela privatização da Transnordestina; o combate à tentativa de golpe da grande imprensa que almeja a privatização dos aeroportos, bem como o combate à impunidade e à violência contra sindicalistas”, disse.

Paulinho também destacou a importância de mudar a portaria que criou a Lei 12.353, sancionada pelo ex-presidente Lula e assinada pela presidenta Dilma em 11 de março, que nomeia trabalhadores para os Conselhos das Empresas públicas e estatais. Na avaliação do presidente, a portaria tem que garantir não apenas a inclusão, mas que os trabalhadores nomeados possam debater e propor sugestões nas reuniões.


Sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) --- o governo Lula aprovou investimentos da ordem de R$ 104,5 bilhões para os setores de transportes no período de 2011 a 2014 -- Paulinho disse que os investimentos não devem apenas serem vinculados à infraestrutura, mas precisam priorizar a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. Estes temas foram abordados pelo presidente da Confederação em entrevista coletiva com a imprensa de Brasília, na terça, dia 26.

A solenidade de abertura do Seminário Nacional reuniu o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, o ex-presidente da CNTT-CUT (2003-2005) que hoje integra o Coletivo Setorial de Transporte do PT Nacional, Pedro Gilson Azambuja, e o Consultor do Portal T1 (transporte), José Augusto Valente.

Logo após a solenidade, Azambuja e Valente fizeram uma palestra na qual destacaram os principais gargalos da mobilidade urbana no Brasil, os investimentos do PAC 2 e o macro regulatório dos setores aéreo e portuário. Eles enfatizaram a importância da participação dos trabalhadores nas decisões governamentais e a construção de uma política nacional de transporte.

Leia também no Portal da CNTT-CUT as principais propostas aprovadas pelos trabalhadores no Seminário.


Acesso a galeria de imagens no nosso flickr
http://www.flickr.com/photos/cnttcut
Fonte: www.cntt-cut.org.br
Viviane Barbosa, editora do Portal da CNTT-CUT

0 comentários:

Postar um comentário