expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TRT de Santa Catarina faz documentário sobre “Homens do Porto”

O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina lançou a Edição “Justiça em Movimento”, como uma série de12 reportagens realizadas durante três anos sobre a realidade das relações de trabalho em diversas categorias de trabalhadores. Entre essas reportagens, Portogente destaca o documentário “Homens do Porto”.

O documentário “Homens do porto” mostra que o trabalho avulso nos portos brasileiros é uma das relações de trabalho mais difíceis de entender, tratar e julgar. Conclui que os portuários são a categoria de trabalhadores mais antiga que se tem notícia no país e existe desde os embarques de pau brasil. Essa experiência responde por conquistas trabalhistas, com destaque para o controle das contratações pelos próprios trabalhadores, por meio de seus sindicatos.

A edição da nova Lei de Portos, em 1993, mudou essa realidade. A proposta de modernizar os portos para responder às novas necessidades de comércio exterior abriu a operação de terminais para empresas privadas de capital internacional e a contratação com vínculo empregatício no lugar do trabalho avulso predominante no setor e com remuneração bem maior.

O trabalho da equipe de reportagem do “Justiça em Movimento” foi feito nos portos de Itajaí e Navegantes, em Santa Catarina, que só perdem para o Porto de Santos, de São Paulo, em quantidade de movimentação de contêineres no Brasil. A pesquisa incluiu as várias opiniões dos diferentes agentes da operação portuária para ajudar a entender esse universo tão complexo e importante do cadeia logística e essencial para o desenvolvimento do Brasil.

A série foi distribuída aos juízes do trabalho de Santa Catarina, passada em universidades e em debates sobre a realidade no mundo do trabalho, além de utilizada como prova em ações trabalhistas. O conjunto da série está disponível no Youtube. Aqui

Fonte: Portogente

0 comentários:

Postar um comentário