expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Preocupadas com o pacote para os portos, federações portuárias vão realizar plenária conjunta

Será realizada, no próximo dia 18, em Brasília, a plenária com as três federações representantes de trabalhadores portuários – FNP, Fenccovib, FNE – o encontro entre as três entidades objetiva mobilizar os dirigentes sindicais e definir ações diante da concessão do setor à iniciativa privada.

A data foi definida em reunião entre os presidentes das três entidades: Eduardo Guterra -FNP, Mário Teixeira – Fenccovib e Wilton Ferreira - FNE, além de diretores.

Há a expectativa de que os trabalhadores representantes das três federações sejam recebidos pela ministra da Casa Civil, Gleise Hoffmann, na próxima semana para tratar sobre o assunto.

Os trabalhadores têm receios dos possíveis impactos “negativo” dessas medidas para a categoria e reivindicam participação nas discussões do plano. Informações extraoficiais, obtidas plos trabalhadores, dão conta de que constam dentre as prováveis mudanças para o setor portuário, previstas pelo plano de logística portuária: 1- privatização da administração portuária; 2- substituição dos órgãos gestores de mão de obra (Ogmos) por empresas particulares para a gestão da mão de obra; 3- a liberação dos terminais fora da área de porto organizado para movimentar cargas de terceiros; 4- extinção dos Conselhos de Autoridades Portuárias (CAPs); 5- modificações intensas na gestão dos porto delegados a estados e municípios – cogita-se a transformação das administrações desses portos em empresas estatais de economia mista.

A plenária tem como objetivo definir uma agenda de mobilização a fim de pressionar o governo. A categoria não descarta a possibilidade de paralisar as atividades caso o governo federal apresente o plano de concessões sem ouvir-los.

Comunicação FNP

0 comentários:

Postar um comentário