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sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Cidade Aeroportuária pode transformar DF em centro logístico

O complexo terá um novo terminal de cargas e de passageiros de voos internacionais. Mas antes o GDF tem pendências para resolver. Uma delas é sobre a área sugerida para a instalação do novo aeroporto.

O Bom Dia DF teve acesso com exclusividade ao projeto da Cidade Aeroportuária - um complexo com um terminal de cargas e de passageiros de voos internacionais. A obra pretende transformar o Distrito Federal no principal centro logístico da América Latina.

A área sugerida para a construção do novo aeroporto, de aproximadamente 1,8 mil campos de futebol, fica a 42 km do Plano Piloto, próximo de Planaltina e da estação Ecológica de Águas Emendadas - uma unidade de conservação importante para o continente. No local nascem córregos que abastecem as bacias hidrográficas do Amazonas, do São Francisco e do Prata, as três maiores da América do Sul.

No projeto, está previsto um terminal de cargas e um de passageiros para voos internacionais. Ao lado do novo aeroporto, também haverá um setor com indústrias, como as de alimentos perecíveis para exportação, embalagens e equipamentos eletroeletrônicos. Além de um centro de logístico integrado à malha rodoviária e ferroviária.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Coelho, diz que toda a obra deve custar R$ 1,5 bilhão. A maior parte do recurso deve vir do setor privado, já que o novo terminal será fruto de uma Pareceria Público Privada. Um investimento que deve ampliar as oportunidades de emprego por aqui.

“Só o custo para a implementação desse aeroporto é de R$ 1,5 bilhão. Quando ele já estiver funcionando, no início, serão cinco mil novos empregos, depois, vão ser 20 mil novos empregos diretos na capital do Brasil. Depois de totalmente implantado, será o maior terminal de cargas aeroportuária da América Latina”, explica Coelho.

O secretário ainda estima que o novo aeroporto pode até triplicar a arrecadação local com o aumento das exportações e importações. Segundo ele, é preciso rapidez na execução do projeto porque o estado de Goiás também teria planos de construir um terminal de cargas em Anápolis.
“Nós sabemos que Goiás está em guerra aberta com o DF na área tributária e eles, com certeza, irão dar um percentual muito maior de desconto tributário do que Brasília poderá conceder”, afirma Coelho.
Mas ainda não há um prazo definido para o projeto sair do papel. Antes, o GDF tem pendências para resolver. Uma delas diz respeito à destinação da área sugerida para a instalação do novo aeroporto, que não está prevista no Plano de Ordenamento Territorial, o PDOT.

A emenda que tratava do assunto foi retirada na época da votação do plano por causa da polêmica que havia gerado entre parlamentares e o Ministério Público. Se quiser construir os novos terminais, o próximo governo ainda vai ter que enviar um projeto de lei à Câmara Legislativa para alterar o PDOT.

Bernardo Menezes / Edson Cordeiro

http://dftv.globo.com/

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