* Terceira parte da entrevista: Centronave estima investimentos de R$ 40 bilhões para modernizar os portos brasileiros* Segunda parte da entrevista: Dragagem representa avanço, mas Governo Federal deve fazer mais pelos portos* Primeira parte da entrevista: Diretor do Centronave pede para ministro eliminar gargalos logísticos nos portos
A afirmação é do diretor-executivo do Centro Nacional de Navegação (Centronave), Elias Gedeon, e serve como um alerta ao setor portuário, um dos mais exigidos por conta do crescimento vertiginoso da economia brasileira nos últimos anos. Na opinião do representante das empresas de navegação, o Governo Federal não terá como fugir, no futuro, da revisão geral das regras.
“Tudo indica que esses marcos regulatórios precisam ser urgentemente revistos porque eles não atraem investimentos na construção de terminais marítimos. O conceito de carga própria, por exemplo, necessário para permitir a implantação de terminais marítimos privados por certo não facilita a atração de investimentos.”
No longo prazo, para Gedeon, também será necessária a promoção de licitação de novos terminais marítimos, bem como a expansão dos atuais e o aumento ainda mais significativo da profundidade nos canais de acesso e bacia de evolução para permitir a entrada de navios de maior porte.
“O desenvolvimento de nossa economia e o vigor do comércio exterior indicam a necessidade de um novo marco regulatório. E visando ainda o pleno funcionamento dos portos, é preciso promover a melhoria do acesso rodoviário e ferroviário aos terminais, bem como estimular o efetivo processo de integração intermodal. Não se pode perder essas providências de vista, sob risco de virmos a assistir, em breve, ao colapso dos portos, justamente no momento em que precisamos de uma ágil infraestrutura logística”.
Fonte: PortoGente
Bruno Rios reportagem
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