expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 24 de março de 2011

Governo inicia estudo para melhorar gestão portuária

Rio Grande do Norte será o precursor da ação que deve durar três anos.

Com o objetivo de implementar a gestão por resultados nas Companhias Docas de 18 portos brasileiros, a Secretaria de Portos (SEP) vai iniciar um levantamento para revisar custos, profissionalizar ações e estruturar o planejamento do setor portuário no Brasil. A iniciativa está prevista no Decreto Lei 6.413 publicado em 25 de março de 2008.
O projeto piloto será realizado na Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e terá duração de 36 meses. De acordo com a SEP, o Governo Federal vai investir R$ 2 milhões no diagnóstico do porto potiguar.

Após esse levantamento, a SEP pretende reorganizar a estratégia de gestão e de processos internos, profissionalizando os trabalhadores, reduzindo custos e aprimorando a movimentação de cargas. “O aprimoramento da mão-de-obra é imprescindível para a evolução tecnológica dos procedimentos de movimentação das cargas, assim como para o receptivo de pessoas quando tratamos dos navios de cruzeiros marítimos”, avaliou o secretário executivo da Federação Nacional das Empresas de Navegação Marítima, Fluvial, Lacustre e de Tráfego Portuário (Fenavega), Marcos Soares.

Ele defende, também, a reformulação administrativa das Companhias Docas. “Muitas são totalmente obsoletas e emperradas em razão de procedimentos contenciosos que lhes impedem a tomada de decisões dinâmicas que mercado exige”, ponderou.

CustosO coordenador-geral de avaliação de desempenho da Secretaria dos Portos, Jorge Ernesto Sanchéz Ruiz, explica que as mudanças vão afetar também a política de cargos e salários de funcionários e as tarifas praticadas pelos portos. “O sistema de cobranças tarifárias tem sido reajustado por inércia ao longo do tempo, mas sem vincular os custos de uma atividade ao que se cobra das empresas. Com a revisão dos valores, teremos tarifas baseadas em custos mais razoáveis e eficientes”, destacou.

Érica Abe
Redação CNT

0 comentários:

Postar um comentário