expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Acidentes com trabalhadores avulsos no porto de Paranaguá caem 30%

O número de acidentes envolvendo trabalhadores portuários avulsos (TPAs) que atuam no Porto de Paranaguá caiu 30% neste ano, até outubro, em comparação com o mesmo período de 2010. O dado foi divulgado na manhã de ontem, segunda-feira (21) pelo Órgão Gestor de Mão de Obra Portuária (Ogmo-PR), durante a abertura da XI Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (Sipatp).

O evento, promovido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em conjunto com o OGMO-PR e empresas parceiras, visa promover a saúde e segurança do trabalhador. “Até outubro, foram registrados 95 acidentes envolvendo TPAs. No mesmo período do ano passado, foram 140 acidentes. Nossa meta é zerar estes índices”, afirmou o gerente operacional do Ogmo, Manoel Rubens de Magalhães.

Este ano, o tema da XI Sipatp é “Segurança Absoluta: esta é a nossa meta”. Até sexta-feira (25), funcionários do Porto de Paranaguá, trabalhadores portuários avulsos e funcionários de 15 empresas do participam de palestras interativas. Nesta segunda-feira, primeiro dia da Sipatp, os funcionários assistiram à peça de teatro “As 5 portas que levam ao acidente”.

“Sensibilizar os trabalhadores sobre a importância da segurança, do meio ambiente e da saúde com essas palestras interativas é muito mais proveitoso. Estamos inovando a linguagem este ano e acreditamos que o resultado será bastante positivo”, avaliou o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.

Nesta terça-feira, os participantes assistem a uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis, aids e drogas. Nos demais dias, serão abordados temas como acidentes no trajeto e segurança no trânsito, meio ambiente e reciclagem e motivação no trabalho. As palestras estão sendo ministradas no Armazém 5 do Ogmo, das 9h às 10h30.

A XI SIPATP é promovida em parceria com a Andali, AGTL, Centrosul, Coamo, Fortesolo, Harbor, Interalli, Multitrans, Pasa, PFT, Rocha, Sadia, Serra do Mar, Sul Terminais e TCP. Cerca de 11 mil trabalhadores atuam nos terminais portuários privados, empresas exportadoras e importadoras, agenciadores marítimos, fornecedores e praticagem em Paranaguá. Outros 2.600 TPAs atuam em Paranaguá, além dos 766 funcionários ligados diretamente à Appa.

Serviço: XI SIPATP – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário

Data: de 21 a 25 de novembro de 2011

Horário das 9h às 10h30.

Local: Az 5 (Ponto de chamada - Ogmo)

Fonte: Portos e Navios

0 comentários:

Postar um comentário