expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ministro diz que governo vai ouvir portuários sobre a concessão no setor



O ministro da Secretaria de Portos (SEP), Leônidas Cristino, disse que o governo federal vai ouvir trabalhadores sobre as medidas para os portos públicos.

Em reunião, na manhã desta quarta-feira (22), com representante dos trabalhadores, ministro assegurou à comissão – formada por dirigentes sindicais, Federação Nacional dos Portuários (FNP), assessores jurídicos e técnicos – que vai conversar com portuários acerca do plano de logística portuária. Apesar disso, Cristino não detalhou as medidas do governo para o setor.

Na reunião os trabalhadores reivindicaram participação da categoria nas discussões do plano de logística portuária. Cristino, porém, disse que por enquanto o assunto é restrito e não há data prevista para que a categoria tome conhecimento do assunto, ou seja, do conteúdo do pacote.

O Ministro se comprometeu a receber a categoria na próxima semana. A categoria planeja um calendário de mobilizações para pressionar o governo a discutir a política para os portos com os trabalhadores.

A categoria cobrou também uma solução para o Portus, previdência complementar dos portuários, o Ministro respondeu que está acompanhando a situação do fundo, por meio dos relatórios do interventor, e que a dívida está sendo auditada.

Além disso, os trabalhadores pediram o apoio da SEP, a fim de mediar junto o Ministério do Planejamento (MP) a negociação dos acordos coletivos dos trabalhadores das e companhias Docas. A data-base do ACT 2011/2012 encerrou-se no último dia 1º de junho, mas em alguns estados trabalhadores e Docas não assinaram acordo, pois as propostas foram vetadas pelo MP.

Fonte: Comunicação da FNP

0 comentários:

Postar um comentário