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segunda-feira, 12 de julho de 2010

De olho nos TUPs

Está na lei: terminal de uso privativo misto (TUPs) é para movimentar preponderantemente carga própria, e cargas de terceiros na eventualidade. É o que diz a Resolução 1.660 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). No entanto, está em curso na Agência um questionamento da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec) para que o marco regulatório do setor seja cumprido à risca. Sem exceção.

Ora Lei

O presidente da Abratec, Sérgio Salomão, prega respeito ao marco regulatório do setor e argumenta que a apreciação da Antaq nesses casos é fundamental para o cumprimento da legislação vigente, que disciplina o papel que cabe a cada tipo de terminal no Brasil.

Tsunami I

Ondas gigantes atingiram os dois maiores portos do País nesta semana. O Porto de Santos, em São Paulo, quase foi parado por causa de uma ação isolada do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de São Paulo por causa de licenciamento ambiental. O ato foi cancelado três horas depois.

Tsunami II

Nesta quinta-feira (8), foi a vez do Porto de Paranaguá, no Paraná, receber “voz” de interdição do Ibama, mas este de Brasília, também pela falta de regularização de licenciamento ambiental. Mas desta vez o ato não foi revogado e a paralisação do porto afetou, no dia, a operação de 84 navios.

Reação

O presidente do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santos (CAP), Sérgio Aquino, se mostrou preocupado com uma ação que compromete a imagem do País no comércio mundial. E ironizou: as atividades portuárias funcionam há mais de 100 anos assim.

Cola

O ex-governador do Paraná, Roberto Requião, reagiu à interdição dos portos de Paranaguá e Antonina no seu microblog na mesma linha: “o Porto de Paranaguá existe há cem anos, o Ibama resolveu , agora , que não tem licença ambiental”.

Alfinetada

Para o colunista do PortoGente e ex-superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio, o porto tinha historicamente pendências de todas as naturezas a resolver. E critica: “o porto é complexo, não tolera principiantes ou politiqueiros amadores”.

Bye-bye

Outro tema atrai a atenção no Porto de Santos: é a contagem regressiva para a mudança da diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). São pouco mais de 170 dias pela frente.

Jeitinho

Já em Brasília as atenções se voltaram para uma comitiva de Santa Catarina. Ela foi pedir à ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, o licenciamento ambiental de estaleiro da OSX, de Eike Batista, em local que tem reservas ambientais federais.

Coincidência

Enquanto isso, no mesmo dia na capital da República, Eike Batista se reuniu com a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Alves Guerra. Segundo assessoria da Casa Civil, o mega-investidor foi avaliar obras e investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). E foi uma reunião “fechada”.

Mistério

Um grupo de jornalistas aguardava a saída de Eike na Casa Civil, mas o empresário preferiu abrir fora por uma saída diferente e sem falar com a imprensa.

Improdutivo

Para o presidente da Vale, Roger Agnelli, Eike precisa primeiro produzir para depois falar alguma coisa da Vale.

Inferno astral

Por outro lado, a Vale de Agnelli continua desagradando aos canadenses. Nesta semana, a filial canadense da Vale, a Inco, foi multada em 36 milhões de dólares por descartar emissões de níquel causando danos ambientais aos moradores próximos de uma antiga refinaria de Ontário.

Osso duro

Os membros da Câmara Brasileira de Contêineres (CBC) seguem inconformados pelo não tratamento adequado para a utilização do contêiner no transporte rodoviário. Vários estados brasileiro ainda cobram ICMS sobre contêineres vazios, apesar de seguidos apelos da entidade.

Go home

O líder do governo Lula na Câmara, o deputado federal Candidato Vaccarezza (PT-SP) voltou a afirmar que a oposição está do lado das multinacionais petrolíferas por isso não quer o sistema de partilha.

Primeira mão

O colunista Silvio dos Santos viajou à Europa e está preparando artigos especiais com dados e imagens sobre os canais navegáveis daquele continente. Os textos serão publicados a partir da próxima terça-feira (13) na coluna Transporte Modal.

Prosa

O vencedor da primeira eliminatória e primeiro finalista do Concurso de Trovas Portuárias é Ernesto São Thiago, de Florianópolis (Santa Catarina), com 47% dos votos.

Lanterninha

O chefe da área de Transporte Aquaviário do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Floriano Carlos Martins Pires Junior, diz que ao Brasil falta uma política tecnológica para a indústria naval, a exemplo do Japão, Coreia, União Europeia, Estados Unidos.

Lição de casa

O professor alerta, ainda, no caso da consolidação competitiva do setor, para a necessidade de um trabalhador com formação mais longa e nível de escolaridade mais elevado. Um trabalhador de estaleiro de alto desempenho não é treinado em poucas semanas ou meses.

Mina de ouro

O preço atual do barril de petróleo mantém a confiança dos comandantes da Petrobras nas nuvens. Nesta semana, o contrato futuro de petróleo operou em alta em Nova Iorque, girando em torno de US$ 74 após duas semanas de queda. O presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, vem afirmando que, caso o barril se mantenha acima de US$ 65, a capacidade de investimento da Petrobras estará plenamente financiada.

Fonte: PortoGente

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