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segunda-feira, 12 de julho de 2010

Governador agradece Secretaria de Portos por início de dragagem em São Francisco do Sul

A Secretaria de Portos (SEP) iniciou, nesta sexta-feira (9), mais uma obra de dragagem de aprofundamento, prevista no Programa Nacional de Dragagem (PND), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Desta vez é no Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina (SC). A solenidade de assinatura da ordem de serviço foi feita, em Joinville, pelo diretor de Planejamento Portuário da SEP, Jorge Luiz Zuma e Maia, representando o ministro Pedro Brito, que foi agraciado com uma placa pelo superintendente do porto, Paulo Cesar Cortes Corsi. O evento contou com a presença do governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, e outras autoridades locais. Pavan agradeceu especialmente ao ministro Pedro Brito não só pela obra que será iniciada em São Francisco do Sul, mas aos investimentos que a Secretaria de Portos vem fazendo no sistema portuário do Estado.

Os trabalhos serão iniciados tão logo a Capitania dos Portos de Santa Catarina libere a draga Sea Way, que veio de Buenos Aires, na Argentina. A expectativa da comunidade portuária local, segundo o diretor de Planejamento Zuma e Maia em contato com o PortoGente, é que a movimentação de cargas no porto aumente em 30% com a dragagem, com a possibilidade de trazer navios maiores.

A dragagem do Porto de São Francisco do Sul terá duas etapas: dragagem de sedimentos normais e a derrocagem de pedras submersas. “Ao todo, essa obra somará 13 meses de duração. Seis meses para a dragagem de sedimentos e sete meses para a derrocagem”.



O ministro Pedro Brito, tão logo assumiu o cargo em 2007, determinou aos técnicos da SEP que elaborassem um plano nacional de dragagem. “Naquela ocasião”, lembra Zuma e Maia, “não tínhamos muita memória técnica em função do hiato entre a extinção da Portobrás e a criação da Secretaria de Portos. O plano foi feito e aprovado no dia 13 de setembro de 2007, o ministro determinou que avançássemos para elaboração dos projetos de engenharia para poder licitá-los”.



O resultado, comemora o diretor da SEP, é que várias obras estão em andamento nos portos brasileiros, atendendo antiga reivindicação do setor. “Hoje assinamos a 11ª ordem de serviço de dragagem. Estamos com um Plano Nacional de Dragagem compreendendo desde o Porto de Fortaleza (Ceará) ao Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul”.



O Porto de São Francisco do Sul, situado na Baía da Babitonga, é um dos principais pontos de entrada e saída de mercadorias do Sul do Brasil.



Até o final deste mês, adiantou o diretor de Planejamento Portuário, a SEP estará inaugurando a recuperação do Porto de Itajaí. “Uma obra que o ministro Pedro Brito tomou como prioridade da sua ação frente à SEP e com uma tecnologia fantástica que evitará problemas futuros com enchente”.



Equipamentos



O consórcio Van Oord-Boskalis venceu a licitação pelo valor de R$ 97,9 Milhões. Serão dragados 4,3 milhões de metros cúbicos, que deixarão o porto com a profundidade de 14 metros. Atualmente o porto opera com 12 metros. Serão utilizadas a draga Sea Way, vinda de Buenos Aires, com 13.255 metros cúbicos de cisterna, que fará a dragagem do canal externo e interno em 6 meses; e a draga Hippopotes, de 1600 KW, que irá retirar o material que será perfurado e detonado, na segunda fase, em sete meses.



Fonte: PortoGente

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