Está em curso, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Portos (SEP), mais uma obra do Programa Nacional de Dragagem (PND), que vem mudando o cenário portuário nacional. Aprofundando os 18 principais portos brasileiros, a região da Paraíba também será beneficiada por esta obra primordial para o desenvolvimento econômico da região.
* Porto de Cabedelo quer início da dragagem já no início de 2010
* Cabedelo mais atrapalha do que ajuda a cadeia logística da Paraíba
O Porto de Cabedelo, situado na margem direita no estuário do Rio Paraíba do Norte, na parte noroeste da cidade, é responsável pela importação de graneis líquidos (gasolina, álcool e óleo diesel), além do subproduto do petróleo (coque de petróleo) um combustível sólido importado da Venezuela e dos Estados Unidos e utilizado em caldeiras industriais. Além disso, o porto também recebe trigo da Argentina e do Rio Grande do Sul que precisa ser escoado para os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco.
A obra orçada em R$ 39,6 milhões aumentará a profundidade do porto dos atuais 9 metros para 11 metros, o que atende a necessidade local. Além disso, como nos demais contratos, a bacia de evolução será alargada em 55 metros. A empresa Enterpa Engenharia irá realizar os trabalhos que deverão ser finalizados em dezembro deste ano.
“Essa obra deixará no passado a restrição estrutural que impedia o aumento da receita com o desembarque de mercadorias. Agora o porto terá uma estrutura física adequada para receber navios de calados maiores, praticamente dobrando a sua capacidade de operação”, ressaltou o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld, que aguarda juntamente com a comunidade portuária, ansioso pelo início da obra.
Fonte: Porto Gente
0 comentários:
Postar um comentário