expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ministro dos Portos garante investimentos

Há um mês no cargo, o novo ministro dos Portos, José Leônidas Cristino (PSB), visitou
ontem pela primeira vez o Porto de Santos, o maior da América do Sul, que acaba de
completar 119 anos de operação. Conheceu-o por terra, ar e mar. Gostou tanto do que viu e ouviu que decidiu que o complexo terá prioridade em sua gestão, no que diz respeito a investimentos.

“É o principal porto brasileiro, é umdos maiores portos do mundo, e o Governo Federal
vai investir muito para que a gente possa cada vez mais melhorar essa condição do nosso porto”, declarou.

Em linhas gerais, o ministro defendeu a manutenção da política de governo tocada desde a criação da SEP, há três anos, e garantiu o aporte de recursos por meio da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que prevê R$ 1,4 bilhão para Santos.

Há verbas previstas para a construção da Avenida Perimetral da Margem Esquerda, em Guarujá, e a conclusão da via expressa na Margem Direita, em Santos, para a dragagem de aprofundamento do canal e o alinhamento do cais no trecho do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini.

“O PAC é um programa do Governo que vai ter recursos por determinação da presidenta (Dilma Rousseff)”, disse. Cristino fez questão de dar ênfase ao trabalho realizado nos últimos anos, na gestão do expresidente Luiz Inácio Lula da Silva, e disse que seu grande desafio “é melhorar cada vez mais”osistema portuário brasileiro.

“Nesses últimos 25 anos antes do Lula, os investimentos não foram razoáveis nesse segmento. Lula investiu pesadamente. Abriu essa condição de preparar o Brasil para o desenvolvimento através do sistema portuário. Avançamos muito em obras estruturantes e a determinação da presidenta é continuar esse trabalho que foi construído pelo presidente Lula. Os recursos estão garantidos”.

O ministro chegou à região na terça-feira. Ontem pela manhã, percorreu de carro a Avenida Santos Dumont e a Rua Idalino Pinês (Rua do Adubo), onde será construída a Perimetral de Guarujá. Depois, seguiu, na companhia da prefeita da cidade, Maria Antonieta de Brito, para o Núcleo da Base Aérea de Santos.

Voou por 30 minutos com diretores da Codesp e o secretário de Planejamento da SEP, Fabrizio Pierdomenico, da Alemoa até a entrada da Barra de Santos, conhecendo do alto as instalações e os acessos do complexo marítimo. “Eu fiquei muito impressionado com a grandeza deste porto, que é de suma importância para o crescimento do Brasil. E me senti na responsabilidade de cada vez mais trabalhar para que essa estrutura fique mais em condições de desenvolver o País”, destacou.

Na sequência, embarcou em uma lancha que o levou até a sede da Capitania dos Portos de São Paulo, no Cais da Marinha, em Santos. Lá, conheceu a draga Xin Hai Hu, que opera no aprofundamento do canal do Porto. Encontrou-se, ali,como secretário estadual de Turismo, Márcio França (seu colega de partido), a deputada estadual eleita Telma de Souza (PT) e o prefeito de Santos, João Paulo Papa (PMDB).

Em sua visita oficial à região, Cristino esteve também no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, na sede da Codesp e na Prefeitura de Santos.

0 comentários:

Postar um comentário