expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Obras do novo píer do Porto do Rio devem começar em quatro meses, diz ministro

As obras do novo píer do terminal de cruzeiros da cidade do Rio de Janeiro devem ser iniciadas em um prazo de três a quatro meses. A afirmação foi feita hoje (3) pelo ministro da Secretaria dos Portos da Presidência da República, Leônidas Cristino, em visita ao Porto do Rio.

O novo píer, em formato de Y, será perpendicular ao cais principal do Porto do Rio, terá capacidade para seis navios e melhorará a operação do terminal de cruzeiros da cidade. A obra visa a melhorar o porto para a Copa do Mundo de futebol de 2014, que acontecerá no Brasil, e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, que serão realizados na cidade.

Hoje os navios ancoram no cais principal. No entanto, quando há um número grande de embarcações para atracar, os passageiros acabam desembarcando longe do terminal de cruzeiros.

No último domingo (30), por exemplo, sete cruzeiros aportaram simultaneamente no Rio. Devido à grande ocupação, alguns navios tiveram que atracar na área de cargas do porto. Uma das embarcações ficou ancorada a dois quilômetros do terminal de cruzeiros.

Além disso, quando é necessário atracar na área de cargas, os navios precisam disputar espaço com embarcações cargueiras. “O píer em forma de Y vai dar uma condição de operação muito boa aqui para o terminal de passageiros. A licitação está em curso. Acredito que em três a quatro meses vamos ter condições de iniciar as obras desse píer”, disse o ministro.

Segundo a Píer Mauá, concessionária que administra o terminal de cruzeiros, a obra deve durar cerca de três anos.

Na visita de hoje, o ministro Leônidas Cristino também informou que a dragagem do canal de acesso ao Porto do Rio deverá ser concluída também no prazo de três a quatro meses. Já a dragagem e a recuperação do cais do porto só devem ser iniciadas em 2012. Juntos, os investimentos somam R$ 800 milhões.

0 comentários:

Postar um comentário