Dentro de 30 dias, será concluída a dragagem do porto do Mucuripe, cuja profundidade está sendo ampliada para 14 metros, o suficiente para a atracação de navios do tipo Panamax, de até 85 mil toneladas de deslocamento bruto.
Mas não é só isso: o Mucuripe vem batendo sucessivos recordes de movimentação de carga – 4,5 milhões em 2010 – e isso tem sido possível pelo uso de equipamentos tecnologicamente modernos.
Francisco Santana, da Brandão Filhos Fortship Agência Marítima – uma das maiores operadoras portuárias do Nordeste, revela: Mucuripe tem a maior prancha de descarga de cereais, com capacidade para 10 mil toneladas por dia.
A prancha de operação de conteineiros inclui-se também entre as maiores do País.
Mesmo já sendo eficiente na movimentação de contêineres frigoríficos, para os quais disponibiliza 250 tomadas elétricas, Mucuripe está a adquirir outras 250, que se instalarão neste ano, com o que será o porto nordestino melhor equipado para esse serviço.
Francisco Santana diz mais: o Mucuripe tem a menor taxa de espera dos portos brasileiros – só 4 horas no pior berço de atracação. Além disso, o porto de Fortaleza – que em 2014 ganhará um terminal de passageiros – já recebe os maiores navios de cruzeiro do mundo.
Exemplo: no dia 15 de março, com 4 mil passageiros e tripulantes, atracará nele o “Star Princess”, que trocou Recife por Mucuripe.
Mas não é só isso: o Mucuripe vem batendo sucessivos recordes de movimentação de carga – 4,5 milhões em 2010 – e isso tem sido possível pelo uso de equipamentos tecnologicamente modernos.
Francisco Santana, da Brandão Filhos Fortship Agência Marítima – uma das maiores operadoras portuárias do Nordeste, revela: Mucuripe tem a maior prancha de descarga de cereais, com capacidade para 10 mil toneladas por dia.
A prancha de operação de conteineiros inclui-se também entre as maiores do País.
Mesmo já sendo eficiente na movimentação de contêineres frigoríficos, para os quais disponibiliza 250 tomadas elétricas, Mucuripe está a adquirir outras 250, que se instalarão neste ano, com o que será o porto nordestino melhor equipado para esse serviço.
Francisco Santana diz mais: o Mucuripe tem a menor taxa de espera dos portos brasileiros – só 4 horas no pior berço de atracação. Além disso, o porto de Fortaleza – que em 2014 ganhará um terminal de passageiros – já recebe os maiores navios de cruzeiro do mundo.
Exemplo: no dia 15 de março, com 4 mil passageiros e tripulantes, atracará nele o “Star Princess”, que trocou Recife por Mucuripe.
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