expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Diretores da ANTAQ e Codern discutem criação de novo porto próximo ao porto de Natal

O diretor da ANTAQ Tiago Lima, o diretor-presidente da Codern Emerson Fernandes e o diretor técnico-comercial Hanna Safieh discutiram, em reunião no dia 14 de janeiro, a construção de um novo porto numa área disponível de 8,7 Km², localizada na margem esquerda do rio Pontengi, em frente ao porto de Natal.
O novo porto disporá de três pátios para contêineres (vazios, de importação e de exportação), todos com tomadas para contêineres frigorificados. O projeto de construção prevê um Plano de Compensação Ambiental numa área a ser definida conjuntamente com as autoridades ambientais do Rio Grande do Norte. Estabelece ainda um compromisso da Codern de realizar suas operações portuárias com o máximo de controle ambiental e respeito à legislação em vigor.
Para a execução da obra, será necessário solicitar ao governo do Estado a emissão de um decreto governamental que declare a referida área de utilidade pública, sem outra alternativa de localização. Em seguida a Secretaria de Portos analisará o projeto dentro dos parâmetros da política pública para o setor, a viabilidade da construção do Porto ou ainda o estabelecimento de nova poligonal com a inclusão da margem esquerda do Rio Potengi na área do porto organizado.
Para atender à demanda de movimentação de carga do estado, será preciso realizar uma nova dragagem de aprofundamento e alargamento do canal de acesso e de sua bacia de evolução, alcançando a profundidade de 17m, com largura do canal de 120m e largura da bacia de evolução de 120m.
Os diretores discutiram também os investimentos do PAC no terminal Ilha de Areia Branca, o Termisa, que faz parte do Porto organizado de Natal. As obras de ampliação do terminal salineiro encontram-se bastante adiantadas, o que possibilitará dobrar a capacidade de movimentação de sal no terminal. O sal da região é importante insumo para a indústria química e farmacêutica do Brasil.

Assessoria de Comunicação Social/ANTAQ

0 comentários:

Postar um comentário