expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Trabalhador portuário terá novo perfil: com informática e inglês

O Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), de Imbituba, administra uma carteira de 330 profissionais. A diretora-executiva do órgão, Zilá Gil, fala das perspectivas de trabalho no porto catarinense e como os jovens podem ingressar na atividade portuária. O novo trabalhador portuário deverá saber informática e inglês, por exemplo, explica.

* Quem deve qualificar o trabalhador portuário?
* “Novo” Porto de Imbituba quer se apresentar ao mercado

PortoGente - Qual será o cenário para o profissional portuário nos próximos 10 anos considerando os investimentos que estão em curso no Porto de Imbituba?
Zilá Gil - Temos uma expectativa bastante otimista, uma vez que, com os investimentos e desenvolvimento do Porto, muitos jovens terão oportunidade no mercado de trabalho, voltado à área portuária. Quando falo voltado para a área portuária não estou falando somente de trabalhador portuário avulso, mas de outros profissionais de área técnica que os terminais irão necessitar, tais como técnico em eletro-mecânica, calderaria, tornearia, profissão voltada a conserto e manutenção de contêineres. Quanto ao ingresso de novos profissionais no sistema portuário para cadastro no Ogmo, é eminente e será por processo seletivo, onde o grau de escolaridade é um dos fatores importantes.

PortoGente - O que um jovem precisa saber para se tornar um profissional portuário, quais as habilidades e qualificações necessárias e o que esperar da profissão?
O profissional portuário para entrar no sistema precisa de um perfil diferente do daquele que já está no sistema. O tema trabalho portuário é pouco debatido. Poucos autores escrevem sobre o tema, mas acredito que o jovem deve buscar seu aperfeiçoamento, pois o mercado cada vez mais exige conhecimentos nas diversas profissões. O jovem deve se preparar para ser um profissional portuário, além do ensino médio completo, habilidades em informática, conhecimento em idiomas, ou seja, deve-se ir além do que a profissão exige, pois temos um leque de funções que irão requerer conhecimentos específicos. Com a modernidade, os equipamentos para manuseio de cargas exigem que o profissional tenha o mínimo conhecimento em informática e inglês.

Fonte:portogente

0 comentários:

Postar um comentário