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quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Novo Ministro de Portos anuncia investimentos em Natal e término da dragagem

O Ministro da Secretaria de Portos (SEP), Leônidas Cristino, recém empossado, recebeu ontem (26/01), em Brasília, o Presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte, Emerson Fernandes, para conhecer, detalhar e estabelecer prazos para as obras nos portos de Natal e Areia Branca. O Governo Federal já investiu, por meio da SEP, o valor de R$349 milhões e irá beneficiar em mais R$ 162 milhões com obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) e (PAC-Copa).

Atualmente a SEP realiza a obra de dragagem de aprofundamento do Porto de Natal, no valor de R$ 41,2 milhões, que deverá ser finalizada em março deste ano (prazo estipulado em reunião de hoje). O Porto, que operava com a profundidade de -9 metros, irá operar, em breve, com -12,5 metros. Isso significa um aumento em 30% na eficiência e na capacidade do complexo portuário.

Outro empreendimento previsto é a ampliação e a adequação do Terminal Salineiro, também de responsabilidade desta Secretaria de Portos. Obra no valor de R$ 280 milhões.

Segundo o Ministro, o Estado também foi contemplado no PAC-2 com a obra de dragagem de acesso ao Terminal Salineiro. Com a profundidade futura de -17 metros, o Porto-Ilha poderá aumentar em muito a sua capacidade de movimentação. Leônidas garantiu que esses investimentos irão dotar a indústria salineira da infraestrutura necessária para competir com os exportadores chilenos, detentores de parcela significativa do mercado de sal.

Contemplado também pelo PAC-Copa, injetado nos portos de cidades que irão sediar a Copa de 2014, o investimento de R$ 53,7 milhões servirá para adaptar o antigo frigorífico e galpão em um Terminal Marítimo de Passageiros, além de aumento de cais e pavimentação/urbanização de área portuária.

Vale ressaltar que a obra de repotencialização do sistema de atracação, que consiste na implantação de dois novos dolfins de atracação e armação, no valor de R$ 27 milhões, foi concluída em abril de 2008. Essa obra já permite o recebimento de navios de aproximadamente 75 mil toneladas, sendo que, no passado, o permitido era de apenas 35 mil toneladas.

Fonte: Tribuna do Norte (RN)/Assessoria de Imprensa da SEP

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