expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Desafios de aniversários

O ministro da SEP, Leônidas Cristino em visita oficial no dia do 119º aniversário do Porto de Santos

Períodos de aniversário costumam ser assim: passeios, festas, parabéns, planos e balanços.

Alguns comentaristas questionaram a substituição do ministro Pedro Brito. Ele, porém, também não era, há três anos atrás, reconhecido como um grande especialista na temática portuária. Surpreendeu na gestão da Secretaria Especial de Portos. Brito fez um bom trabalho, que esperamos seja continuado por Cristino.

“Eu descendente de adeuses
vejo lenços que acenam
na paisagem sem lenços.

Ou este porto
pouso de âncoras
timidamente se disfarça
no homem que sou?”

Trecho do poema “Porto”, de Roldão Mendes Rosa

Em considerações sobre um poema de Roldão, Alessandro Atanes fala que, na última estrofe interrogativa de “Porto, Roldão talvez tenha embutido a resposta.” Acrescentamos agora, a resposta para a pergunta que se repete em busca do significado do Porto. “Pouso de âncoras, um porto nada mais é que um espaço de permanências curtas que se relaciona com um espaço de longa permanência, a cidade. Junto com as ramificações do porto pela cidade (armazéns, trânsito de caminhões, a soja carregada em vagões que corta avenidas pela linha da máquina), os sentidos embaralham os dois espaços dentro da urbanidade, fazendo do cidadão um disfarce do porto.”

O homem que assume a gestão dos portos deve ter este tipo de alento na alma. Perceber que as cidades portuárias possuem necessidades de mar, de terra e de gente.

Pedro Brito, poderá ser lembrado como o ministro do PND - Programa Nacional de Dragagem. O gestor que ultrapassou duas décadas de planos e desencontros e conseguiu por em prática a dragagem de aprofundamento dos portos brasileiros.

O ano de 2011 chega repleto de potenciais e desafios. O complexo portuário de Santos tem a oportunidade de entrar na cadeia logística de exploração de petróleo na Bacia de Santos. A infraestrutura precisa não só atender as pendências “porto-cidade” como a demanda da cadeia logística que oferecerá suporte ao pré-sal.

Períodos de aniversários com grandes desafios.
Fonte:Portogente

0 comentários:

Postar um comentário